Age UK cria mapa interativo mostrando a probabilidade de solidão em 1 milhão de idosos

AgeUK-LinkedIn-BannerAge UK é uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater a solidão na terceira idade. Age UK está fazendo campanha sobre temas que vão desde a reforma do sistema de cuidados, à melhora da rota de ônibus nas comunidades locais. Age UK explorou os fatores que contribuem para um aumento do risco de solidão na velhice e se as pessoas com níveis semelhantes de risco vivem perto umas das outras. Falámos com Susan Davidson, consultora no projeto, em como o software de mapas interativos InstantAtlas apresenta esta informação.

Como você tomou conhecimento do software de mapas InstantAtlas?

Um dos meus colegas usou-o para um outro projeto, no qual as organizações parceiras reuniram dados para permitir a comparação de indicadores sobre os idosos. Quando o projeto terminou, percebemos que o software poderia ser usado de outra maneira; então fizemos treinamento e com a ajuda da equipe de apoio começamos a trabalhar neste projecto.

Que dados foram usados para compilar o Atlas?

Os dados vem do English Longitudinal Study of Ageing (ELSA), uma pesquisa longitudinal representativa de pessoas com mais de 50 que vivem na Inglaterra. A pesquisa foi utilizada para identificar seis fatores associados com a solidão em idosos: autopercepção de saúde, tamanho da família, propriedade da habitação, atividades diárias, várias doenças oculares, e estado civil.

O Escritório Nacional de Estatísticas usa esses indicadores para criar tabelas de dados que cruza os fatores de risco com o censo (2011), que por sua vez nos permite identificar o risco de solidão a nível de bairro. Usamos esses dados para criar mapas que destacam as áreas de maior risco de solidão na velhice.

Que reações teve de usuários?

Os usuários nos disseram que gostam muito dos mapas e as reacções têm sido muito positivas. Nossa equipe também gostou muito deles já qye podem enviar links para parceiros e outras organizações e ajudar as pessoas interessadas no nosso trabalho. Os mapas também ajudam quando se trata de campanhas e captação de recursos.

Como os mapas vão ajudar a combater a solidão na velhice?

Quando os mapas são usados juntamente com a infoacao disponivel acerca da terceira idade local, estes podem ser usados para melhorar a alocação de recursos através de uma área geográfica e pode nos ajudar a entender se os serviços existentes estão atingindo áreas de necessidade. Os mapas também podem realçar algumas áreas que anteriormente foram ignoradas.

AGEUK-Loneliness-MapsVocê pretende desenvolver os Atlas no futuro?

Gostaríamos de incluir outros indicadores, tais como privação e outras condições relacionadas com a idade que nos ajudam a compreender melhor as áreas onde seja necessária uma intervenção. Por enquanto, só precisamos saber que dados estão disponíveis . Também ponderamos a possibilidade de incorporar mapas diferentes.

Quais são os benefícios de usar InstantAtlas?

  • Temos sido capazes de demonstrar o risco de solidão no nível local de uma forma que pode ser compreendida por todos;
  • Os mapas nos ajudam a encontrar áreas de maior carência de serviços, o que por sua vez ajuda a pedidos de financiamento;
  • Os mapas captam a atenção, o que significa que são uma boa carta de apresentação para o resto do nosso trabalho;
  • As pessoas podem interagir com os mapas;
  • Ninguém mais está fazendo este tipo de trabalho a não ser nós.
Anúncios