Fraser Health

Fraser-Health-Blog-Banner_PT

Utilizando mapas interativos para melhorar o acesso a dados de saúde pública no Vale Fraser, Canadá 

Fraser Health oferece uma ampla gama de serviços integrados de cuidados de saúde a mais de 1,6 milhões de habitantes da Colúmbia Britânica que vivem em comunidades que se estendem de Burnaby a White Rock e Hope. Os seus serviços vão de hospitais de cuidados intensivos a casas de saúde, saúde mental e serviços públicos de saúde. É uma das maiores e com mais rápido crescimento Autoridades de Saúde do Canadá, com mais de 22 mil funcionários, cerca de 2.500 médicos e 6.500 voluntários. Nós falámos com o Analista de SIG Geoff Ramler sobre o software de mapas e da forma como ele está sendo usado para melhorar a tomada de decisão.

Porque estavam buscando uma solução de visualização de dados?

Os nossos stakeholders precisam de dados e informações que os ajudem a tomar decisões sobre a forma como os cuidados de saúde e outros serviços são entregues. Uma ampla gama de indivíduos está a utilizar esta informação, desde urbanistas a gestores municipais e nós tivemos de ter certeza que está a ser apresentada de uma forma acessível e de fácil compreensão. Precisávamos de uma maneira de colocar informação nas mãos dos nossos stakeholders e, ao mesmo tempo, aliviar a carga de trabalho da nossa equipe.

Como tomou conhecimento de InstantAtlas?

InstantAtlas foi trazido primeiramente a minha atenção por um epidemiologista que trabalha com a minha equipe, que ficou impressionado com as capacidades do mesmo. Depois de uma avaliação ao lado de três outras soluções de software, InstantAtlas foi o que melhor se posicionou devido ao seu baixo custo e configuração simples. O fato de não precisarmos de trazer novos recursos humanos para poder criar um atlas foi uma grande vantagem para nós. Começámos e em apenas um dia tínhamos algo para apresentar à administração.

O que você achou do software?

Os dados de saúde são provenientes de diversas fontes, o que pode tornar difícil a sua consulta. Consolidar toda esta informação numa única ferramenta tem sido uma grande ajuda para ambos nossa equipe e nossos clientes. Atualizar o atlas é muito simples, permitindo-nos a partilhar novos dados assim que eles estejam disponíveis. Também estamos confiantes para ajustar e melhorar a interface sem a contratação de um programador ou investindo em treinamento. Quando precisámos de ajuda, o serviço de apoio ao IA esteva sempre disponível e interessado no projeto e como este se estava desenvolvendo.

Que tipo de comentários recebeu?

Estamos recebendo comentários muito positivos. Agregar os dados mais relevantes numa única ferramenta tem sido uma grande ajuda para todos os nossos públicos e especialmente aqueles que têm mais dificuldade de interpretação. Nós criámos alguns tutoriais em PDF explicando como a ferramenta trabalha. Depois de uma rápida explicação de três minutos todos sabem o que fazer.
Como pensam em desenvolver os mapas interativos?

Ao longo dos próximos meses pretendemos desenvolver um novo atlas para divulgar os resultados de um inquérito saúde feito no ano passado. É uma fonte de dados muito interessante que mede fatores que contribuem para uma vida saudável tais como: a atividade física e padrões de deslocamento, hábitos alimentares e estilo de vida. Foram coletados dados ao nível de bairro as pessoas estão muito interessadas em comparar suas comunidades. Entrevistámos 127 bairros nos 19 municípios de Fraser. InstantAtlas é uma mais-valia já que um relatório estático não oferece o mesmo nível de detalhe de um atlas interativo.
Quais são os benefícios de usar InstantAtlas?

  • Economiza tempo pois é tao fácil de utilizar que podemos ter algo publicado on-line em menos de uma hora;
  • Os usuários têm a liberdade de navegar e interagir com os dados;
  • A sua utilização libera os nossos recursos para o trabalho de análise de dados em profundidade;
  • InstantAtlas nos permite incluir tabelas e gráficos que ajudam os usuários a entender os dados – algo que outras ferramentas que usamos não oferecem;
  • O uso de InstantAtlas tem sido muito rentável para o Observatório.
Anúncios