Agência Sanitária da Região Italiana da Ligúria, Itália

Liguria_banner_pt

InstantAtlas em Ação

O Dr. Roberto Carloni da Agência Sanitária da Região Italiana da Ligúria explica-nos como utilizar um software de mapas interativos para desenvolver perfis sanitários locais ajuda a analisar necessidades e procura, bem como melhorar o planeamento regional.

Pode falar-nos um pouco mais do projeto?

O projeto foi estabelecido para desenvolver o perfil sanitário da região da Ligúria. Estes perfis locais dão aos governantes, aos legisladores e aos tomadores de decisões uma ferramenta que lhes permite ter acesso a informação essencial que os ajuda a identificar e priorizar intervenções locais, realçando as variações entre a necessidade, procura e oferta de serviços em diferentes áreas.

Utilizámos os indicadores do projeto The European Community Health Indicators (ECHI), que foram consolidados e desenvolvidos pelo projeto European Community Health Indicators Monitoring project (ECHIM). O ECHIM foi desenvolvido em colaboração estreita com os estados membros da União Europeia, o Eurostat, a OMS, a OCDE, entre outras organizações internacionais, e como medida de apoio à Estratégia Sanitária da União Europeia.

Onde e como ouviu falar do software de mapas InstantAtlas?

Tivemos conhecimento de que muitas organizações sanitárias já utilizavam o InstantAtlas para criar mapas interativos e quisemos testá-lo no que queríamos fazer.

Como começaram?

Numa fase inicial começámos por visualizar o vídeo tutorial mas a assistência que tivemos por parte da equipa de suporte técnico também foi fantástica. Queríamos apresentar os dados por área geográfica (divididos por municipalidades) e foi aqui que mais necessitámos de ajuda.

Como estão desenvolvendo os mapas interativos?

Desenvolvemos uma ferramenta que usa perfis de área em Flash utilizando o Mapa Único. Estamos no momento desenvolvendo uma segunda ferramenta que usa perfis de área em Flash utilizando o Mapa Duplo para mostrar a relação que existe entre os indicadores referentes ao estilo de vida e a incidência de doenças crónicas.

ARS-Liguria-Health-profile-2013

Que tipo de reações teve aos mapas interativos?

As reações foram extremamente positivas, tanto de especialistas como do público em geral.

Quais os benefícios de utilizar este software de mapas?

  • A ferramenta é fácil de usar e compreender por todos os que a utilizam;
  • Os utilizadores não necessitam instalar software adicional em seus computadores; tudo o que necessitam é ligação à internet;
  • Os perfis sanitários são fáceis de personalizar para que os utilizadores possam encontrar a informação que necessitam rapidamente.
Anúncios