Serviço de Informática do NHS País de Gales

Health-Maps-Wales_pt

Como os Mapas Sanitários do País de Gales se tornaram um recurso valioso para ajudar profissionais de saúde a identificar padrões, tendências e variações em indicadores sanitários através da visualização de dados.

Introdução

O Serviço de Informática do NHS  País de Gales recolhe e administra, em nome do NHS País de Gales e do Governo,  informação proveniente de diversas bases de dados.  Isto inclui informação de admissões hospitalares, da base de dados da National Community Child Health, consultas do ambulatório, bem como registos de nascimento e óbito.

Com este projeto, o objetivo do Serviço de Informática era desenvolver uma plataforma online onde fosse possível aceder a toda esta informação, bem como providenciar dados sanitários aos profissionais de saúde e comissários em regiões de menor dimensão. Na opinião dos profissionais do Serviço, disponibilizar os resultados por áreas menores utilizando os resultados dos Censos daria aos profissionais um melhor entendimento das necessidades de saúde locais e do plano de custos.

O Começo do Projeto

Foi desenvolvida uma ferramenta interativa chamada Mapas Sanitários do País de Gales em colaboração com o Governo, que mostrava em mapas indicadores sanitários de diversas categorias. A equipa trabalhou em estreita colaboração com o Public Health Wales e o Welsh Government para definir uma metodologia consistente para cada um dos indicadores. Foram desenvolvidos cerca de 1000 indicadores, muitos dos quais com dados referentes a um período de 10 anos e a múltiplas áreas geográficas.

Sally Cox, analista de Informação, disse: “Tínhamos visto InstantAtlas ser utilizado em outros websites de informação sanitária do Reino Unido, tal como o Diabetes UK e o Observatório de Saúde Pública e nos pareceu que ia de encontro às nossas necessidades.”

De encontro às necessidades

Os Mapas Sanitários do País de Gales permitem aos usuários explorar os dados por área, tendências ao longo de um período de tempo e fazer comparações a nível local e nacional. Em 2012 o website teve mais de 4500 visitas, a maior parte proveniente do NHS, Governo e investigadores, bem como académicos, redes clinicas, grupos de pacientes e Instituições de Caridade. Os 3 conjuntos de dados mais explorados foram as admissões hospitalares por intoxicação alcoólica, incidência de câncer e taxa de mortalidade por doença cardíaca.

Sally diz: “A simples análise visual de dados através do uso destes mapas interativos proporciona um suporte valioso aos profissionais de saúde, permitindo-lhes identificar padrões e tendências. O website também proporciona informação vital para trabalho de investigação. De um modo geral, os Mapas providenciam um melhor uso da informação sanitária de Gales o que, em última análise, melhora o gasto de dinheiro público.”

No norte de Gales, os Mapas estão a ser usados para monitorizar as taxas de Amigdalite para assegurar que o acompanhamento é baseado em evidências. Depois de se constatar que o norte de Gales tinha uma taxa de amigdalites muito alta foram feitos esforços para ajudar os clínicos de otorrinolaringologia e os médicos de família a atuar em conformidade.

Jo Charles, Diretor adjunto de Saúde Publica do Governo de Gales diz: “Monitorizar a efetividade de ações localizadas é crucial para as administrações de organismos de saúde pública bem como para as suas equipas. Enquanto que as melhoras que se observam em cada área podem ser avaliadas  pela respetiva administração, a análise desta pequenas cirurgias feita pelos mapas é, neste momento, a única fonte de informação que permite a comparação entre todas elas.”

Health-Maps-Wales-Home

Planos para o Futuro

Sally diz: “Pretendemos adicionar mais informação e funcionalidades aos mapas incluindo relatórios de perfil de área, e planejamos colaborar no futuro com outras unidades de prestação de cuidados de saúde, como os ‘primary care’.”

Nota: os Primary Care no Reino Unido incluem  Médicos de Familía, dentistas, farmacistas, optometristas, o serviço telefónico NHS111  e os Centros Abertos NHS.

Beneficios Chave

  • Providencia uma visão oficial única e a capacidade de comparar dados sanitários através das administracões de Saúde no País de Gales.
  • Os analistas perdem menos tempo com análises comuns, utilizando-o para trabalhar em projetos
  • Os usuários têm melhor acesso a informacão complexa uma vez que é apresentada num formato visualmente atraente e fácil de compreender.
  • Os Mapas Sanitários do País de Gales encorajaram mais parcerias no seio do NHS, através de trabalho colaborativo
  • Os Mapas Sanitários do País de Gales melhoram o uso eficiente de informação de alta qualidade
Anúncios