Utilizando um software de mapas para fornecer informação…

Vest-Agder-County-Council_PT

Introdução

Os condados de Vest-Agder e Aust-Agder (pertencentes ao distrito de Agder) são responsáveis pelo desenvolvimento da região, educação, transportes, cultura, desenvolvimento económico, saúde pública e estomatologia. Os condados prestam informações a um grande espectro de partes interessadas sobre o que está a acontecer em cada um dos municípios.

O Começo do projeto

Espen Moseidjord é o responsável do projeto que disponibiliza as estatísticas do condado de Agder. Ele diz que há uma grande procura por informação e estatísticas, mas como estas solicitações vêm de fontes diferentes, tem sido complicado apresentar uma imagem composta. “Isto foi o ímpeto para desenvolver um novo portal de estatísticas e analíticas,” diz. “Queríamos proporcionar aos utilizadores uma maneira de estarem em contacto com a informação mais atualizada, para que as decisões políticas pudessem ser baseadas em factos em vez de suposições.”

Teve conhecimento do software InstantAtlas através de um projeto chamado Knutepunkt Sørlandet (Southern Norway Hub), para uma das regiões. A região tinha estado envolvida num projeto com o Niedersachsen/Bremen na Alemanha, que estava a utilizar InstantAtlas. “Estávamos a procura de uma solução que nos permitisse apresentar dados usando mapas e que também permitisse aos utilizadores fazer comparações com series de tempo. Por tudo isto, tivemos a certeza que InstantAtlas era a melhor opção. Achei extremamente fácil de utilizar e não só os vídeos tutoriais foram uma grande ajuda como também o apoio da equipa de suporte InstantAtlas,” diz.

De encontro às necessidades

O portal foi lançado e fornece agora aos utilizadores uma fonte única de informação atualizada. InstantAtlas está também a ser usado para apresentar dados e ajuda os utilizadores a comparar municípios. “A possibilidade ver os mesmos dados de diferentes perspetivas na mesma página e sem grande esforço torna InstantAtlas numa ferramenta de visualização de dados brilhante. A capacidade de comparar municípios a um nível regional e nacional é talvez a maior vantagem e a mais útil. Agora, podemos disponibilizar uma grande quantidade de dados numa só página de um modo muito acessível,” diz Espen.

Ainda não há dados concretos no que toca à reação dos usuários, pois o site ainda está na fase piloto – estão em curso visitas aos municípios e regiões para lhes mostrar as funcionalidades do portal. “Podem ver como os ajuda a compreender quais as áreas com objetivos e necessidades por cumprir e como o podem usar para informar e monitorar a situação socioeconómica e sanitária dos municípios/condados.”

Indikatorkart-Regionplan-Adger-2020

Planos para o Futuro

Espen incluiu recentemente um mapa duplo, apesar de este ainda não ter sido publicado no portal. Espera também expandir e organizar o conteúdo do mapa único já existente. Esta expansão vai incluir novos indicadores. “Gostaria também de levar a cabo alguma pesquisa, recolhendo dados e apresentando-os no portal,” diz.

Benefícios Chave

  • O novo portal apresenta dados relevantes de um modo acessível e lógico
  • Os utilizadores podem comparar os municípios através do tempo
  • O portal está a ajudar o condado a cumprir o requisito de publicar dados
  • O software InstantAtlas ajuda os utilizadores a observar tendências de prioridades selecionadas, através do tempo

Dica técnica

Não disponibilize muitas opções para a visualização de dados. Mesmo que tenha uma grande quantidade dos mesmos, é melhor apresentá-los de uma maneira simplificada, com menos opções de diagramas e gráficos.

Anúncios