Public Health Ontario

PHO

Introdução

A organização Public Helth Ontario (PHO) dedica-se a proteger, promover a saúde e diminuir as desigualdades de todos os que vivem em Ontário. Une profissionais de saúde e investigadores a informação científica sobre saúde um pouco por todo o mundo. Assim como dirigir laboratórios públicos, o seu trabalho inclui investigação, desenvolvimento profissional e serviços de informação. Os principais clientes da PHO são unidades de saúde local, o Governo e prestadores de cuidados de saúde.

O Começo do Projeto

A PHO queria desenvolver um sistema para disponibilizar informação relacionada com saúde pública. Tudo começou com a necessidade de criar um painel que pudesse ser usado em comunidades de saúde pública para tomar decisões e agir informadamente, com o intuito de proteger e promover a saúde pública. Jeremy Herring, Epidemiologista Principal , diz que estava na altura de centralizar a plataforma de informação que faz com que os produtos analíticos do PHO estejam acessíveis a varias audiências.

“Um colega meu fez uma análise ambiental e uma avaliação de software que incluiu os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambos estavam usando o software de mapas InstantAtlas para criar reservatórios de informação on-line. Por essa razão, revemos o software “, diz Jeremy. “Queríamos algo que nos pudesse ajudar a criar uma ferramenta que fornecesse relatórios e que nos permitisse incluir os componentes que os nossos usuários tinham identificado como importantes.”

A equipe decidiu que a melhor opção era InstantAtlas devido à sua simplicidade em termos de criação de conteúdo. “Também gostei da maneira como poderia ser usado para criar um painel de como os dados podiam ser agregados e apresentados a diferentes grupos de usuários”, diz Jeremy. “Atualmente usamos o SAS pois descobrimos que era fácil de obter os dados no formato certo para InstantAtlas. O desafio, como sempre, era encontrar uma maneira de carregar o modelo; no final decidimos utilizar o Data Manager InstantAtlas o que nos permitiu fazer isso a partir do nosso banco de dados Access.”

Ontario-preventable-mortality-rates-report

De encontro às necessidades

A equipe criou um conjunto de ferramentas interativas baseadas na web para fornecer uma análise oportuna e relevante para os usuários do site. InstantAtlas foi usado para os ‘Snapshots @ PHO‘, que é um conjunto de paineis baseados em mapas interativos que mostram duas tendências geográficas e temporais. Os relatórios iniciais são focados em doenças crônicas e fatores de risco relacionados, enquanto que áreas subsequentes incluirão o cancro, ferimentos e saúde reprodutiva.

As ferramentas estão fazendo a avaliação da saúde da população e a vigilância disponíveis mais facilmente e Jeremy diz que o feedback tem sido positivo, porque tal painel não estava disponível antes. “Agora que as pessoas estão usando os painéis, estamos recebendo sugestões acerca de novas métricas que podem ser adicionadas e novas áreas de indicadores,” disse.

Desenvolvimentos futuros

Snapshots @ PHO usa atualmente o modelo de mapa único em versão flash e há planos para usar a versão em HTML5 que pode ser usado em tablets e outros dispositivos móveis. “Estamos também explorando diferentes modelos, como os perfis de área”, diz Jeremy.

Conselhos técnicos ao utilizar InstantAtlas

“Se você estiver trabalhando com grandes quantidades de dados no Access, que exigem atualizações frequentes, vá direto para a ferramenta Data Manager InstantAtlas no Access em vez do Excel plug-in. Isto torna o processo de atualização muito mais fácil “.

Os principais benefícios dos Snapshots @ PHO

• A equipe analítica criou uma plataforma  centralizada de informação que torna os produtos da PHO acessíveis a diferentes públicos

• A iniciativa melhora a eficiência: uma organização na província fornece análise de uma só vez, em vez de 36 unidades públicas de saúde (UBS) o fazerem individualmente

• Dá acesso oportuno aos indicadores, independentemente da capacidade analítica

• Permite aos profissionais de saúde pública passar mais tempo trabalhando na interpretação dos resultados

• Utiliza indicadores fundamentais endossados ​​pela Associação de Epidemiologistas de Saúde Pública em Ontário (APHEO) para atender a uma ampla gama de necessidades das partes interessadas de saúde pública

• A ferramenta permite que a análise de rotina que pode ser usada posteriormente como ponto de partida para uma análise mais detalhada

Anúncios