Ministério da Saúde Argentino

Ministerio-Salud-Argentina_PT

Introdução

Um dos objetivos do Ministério da Saúde Argentino é apoiar o planeamento e coordenação dos serviços de saúde feito por diferentes autoridades sanitárias em diferentes áreas geográficas de cada região do país. Isto significa fornecer uma visão detalhada das necessidades sanitárias em diferentes áreas geográficas.

O Começo do projeto

Rodrigo Del Monaco trabalha na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para que fosse mais fácil a autoridades sanitárias e investigadores de saúde identificar necessidades e áreas problemáticas, foi desenvolvida uma ferramenta online chamada Software de Vigilância Sanitária. Rodrigo diz que queria apresentar os dados de um modo interativo utilizando um software de mapas. InstantAtlas foi visto como a ferramenta ideal para complementar a que já existia.

“Um colega da Organização Pan-Americana da Saúde estava utilizando este software para apresentar dados sobre surtes de gripe. Este projeto foi apresentado a um ex diretor do departamento de vigilância que achou que seria possível e proveitoso implementá-lo na Argentina,” disse.

De encontro às necessidades

O departamento já criou inúmeros relatórios utilizando dados epidemiológicos, taxas de prevalência de doenças e dados provenientes de laboratórios. Rodrigo diz que estes estão sendo consultados pelas partes interessadas do sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que consideram estas apresentações dinâmicas extremamente úteis.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

“Eles gostam das funcionalidades integradas e do facto dos dados serem apresentados de maneira organizada, pronta a ser utilizada. Os mapas têm impacto visual e isto é importante quando se trata de mostrar a propagação de doenças infecciosas,” diz Rodrigo.

Planos para o Futuro

Rodrigo diz que o departamento continuará a utilizar InstantAtlas e que há diversos módulos a ser desenvolvidos, utilizando conjuntos de diferentes dados. “Estamos planeando adicionar mais funcionalidades e tirar partido dos modelos disponíveis,” diz.

Benefícios Chave

Rodrigo diz que o maior beneficio é ter informação online, atualizada num sistema já existente e que não requere manutenção. “Toda a parte de desenvolvimento já esta feita; adicionalmente, a informação é fácil de consultar e nos agradam muito as apresentações visuais,” diz.

Anúncios