Instituto Nacional de Estatística, Reino Unido

ONS_Banner_pt

Introdução

O Instituto Nacional de Estatística é o maior produtor de dados estatísticos no Reino Unido e o órgão reconhecido de estatísticas no Reino Unido. Produz uma publicação bianual chamada “Perfil de Associações de Empresas Locais” para ajudar as mesmas a utilizar estatísticas oficiais na compreensão da conjuntura económica, social e do meio-ambiente, e também das áreas locais que as circundam. A publicação cobre uma grande variedade de dados de diferentes temas, permitindo uma visão muito abrangente de cada Associação. Estes dados incluem: demografia, emprego, empresas, inclusão, habilitações e habitação.

Tom Mahoney trabalha na equipa de Análise da Área Local e diz que, apesar da publicação ser popular, a equipa sentiu que um software de mapeamento de dados poderia melhorá-la e ajudar os usuários a compreender melhor os dados.

Tendo utilizado InstantAtlas num outro projecto de fluxos suburbanos, foi decidido que a aplicação deveria ser usada para lançar o Perfil de Associações de Empresas Locais. Assim como melhorar o modo como os dados estavam sendo apresentados, a equipa constatou que ainda poupavam tempo. Tom disse: “A ferramenta InstantAtlas pode ser rapidamente actualizada e oferece aos utilizadores uma nova perspectiva dos dados das Associações. Actualmente é usada para complementar as tradicionais folhas de Excel, que levam mais tempo a actualizar.”

O começo do projecto

O primeiro passo foi discutir o processo de produção dos relatórios e formatar os dados para o software InstantAtlas. Foram convocadas reuniões internas para discutir  o processo de publicação, bem como a decisão de tornar públicos os perfis através do Website ONS Neighbourhood Statistics Service (NeSS).

De encontro às necessidades

Os perfis foram lançados no final de Maio de 2013 e têm sido muito populares no website, que tem mais de 1 milhão de visitas todos os anos. Outros departamentos dentro do Instituto estão a estudar a maneira como os dados estão sendo usados e estão interessados em generalizar o seu uso.

“Esperamos um maior número de partes interessadas, promovendo os perfis. Por exemplo, começámos uma campanha dirigida a todas a Associações e vamos fazer algo similar com outras organizações, tais como o Department for Business, Innovation and Skills. Contudo, o projecto ainda está no início,” diz Tom.

Tom diz que apesar de o Instituto ter os seus próprios especialistas em SIG, o software InstantAtlas permite às equipas apresentar dados rapidamente, num formato sem complexidade e acessível, tanto ao público em geral como a clientes específicos. Isto significa que as equipas do Instituto que não tem especialistas em SIG podem apresentar os seus dados de modo envolvente.

Atlas INE

Planos para o Futuro

“Com o lançamento de novos perfis, queremos incluir mais dados para dar à Associação uma visão detalhada do que está a acontecer em cada área,” diz Tom.

Benefícios Chave

  • InstantAtlas melhorou o elemento de visualização de dados dos perfis. Consequentemente, isto gerou mais envolvência por parte dos usuários.
  • Esta nova abordagem levou a uma maior consciência da quantidade/diversidade de dados que estão disponíveis no Instituto.
  • Daqui para frente, e em termos para versões futuras, esperam-se ganhos de tempo e eficiência – actualizações dos perfis, utilizando InstantAtlas, necessitarão de menos recursos e tempo do que utilizando perfis baseados em folhas Excel.
  • O software de mapeamento de dados está a ajudar o Instituto a ir de encontro há sua visão e valores, melhorando a maneira como apresenta dados geográficos.
Anúncios