Concelho de Warwickshire

Warwickshire

Introdução

O Observatório de Warwickshire é um repositório de informação sobre Warwickshire e os seus residentes. O seu objectivo é ser um centro de excelência em pesquisa, recolha de dados e análises, contribuindo para que a criação de leis no sector público seja devidamente apoiada em factos.

O Observatório desenvolve trabalho de e em parceria com um vasto leque  de clientes e organizações parceiras um pouco por todo o Concelho. Paul Larcombe é o Director de Sistemas de Informação Geográficos (SIG) e explica que, apesar de o Observatório ter usado SIG no passado, só recentemente desenvolveu um Sistema de Informação Local.

“Descobrimos que estávamos a receber mais questões do público e estava a ser difícil e moroso para nós encontrar as respostas. Decidimos por isso que um Sistema de Informação Local ajudaria as pessoas a encontrar a informação elas mesmas,” diz ele.

O começo do projecto

A equipa analisou vários fornecedores mas decidiu optar pelo software de mapas interactivos InstantAtlas, que foi comprado conjuntamente com o Concelho de Coventry. O pedido de financiamento foi aprovado e a equipa começou a desenvolver um Sistema de Informação Local. Este financiamento também contemplou a compra dos Data Packs OCSI .

“O Sistema de Informação Local está a ser desenvolvido mas o foco têm sido os relatórios dinâmicos, bem como os dados que temos on line e que sustêm o JSNA (Joint Strategic Needs Assessment),” diz Paul.

De encontro às necessidades

O Observatório usou relatórios dinâmicos para apresentar alguns dos resultados do questionário Quality of Life, e a última versão deste relatório recebeu, inclusivamente, um prémio LARIA Research Impact  para o Melhor Uso de Dados Públicos 2013. O questionário utiliza uma grande variedade de indicadores económicos, sociais e do meio-ambiente para identificar problemas que estejam afectando a qualidade de vida dos residentes de Warwickshire. Os relatórios estão a dar aos utilizadores uma ferramenta de referência acessível para ver como o nível da qualidade de vida em Warwickshire e nos seus 5 distritos está mudando e também comparar este nível ao resto do Reino Unido.

“O feedback tem sido muito bom e conseguimos fazer chegar os relatórios a muitas organizações parceiras. Temos feito, inclusive, apresentações aos Clinical Commissioning Groups. Eles gostam do facto de poder fazer o download dos dados e dos mapas para os incluir nos seus relatórios.”

Paul diz que todos os que utilizaram os relatórios gostaram e que para um observatório pequeno já é muito popular entre um grupo de utilizadores. “A nossa intenção agora é pôr as pessoas a utilizar os relatórios InstantAtlas Desktop e mantê-los interessados o suficiente para que se queiram envolver no projecto,” diz Paul.

Planos para o Futuro

O Observatório tem desenvolvido um servidor de teste ao mesmo tempo que mantém o servidor actual online, para alinhar o conteúdo com os dez objectivos estratégicos do Concelho. Isto tem como objectivo final transferir os dados para o Servidor InstantAtlas, o que vai ajudar a equipa a actualizar dados automaticamente. “Uma vez inaugurado o novo servidor, vamos analisar novamente a dimensão dos dados que estão disponíveis. Um dos projectos prioritários na lista é trabalhar com a equipa de recolha do lixo para publicar mais informação na zona de acesso público,” conclui Paul.

reducing-health-inequalities-atlas-warwickshire

Benefícios Chave

  • As organizações parceiras têm acesso a toda informação num só sítio
  •  Perde-se menos tempo à procura de dados para responder a questões e usa-se o mesmo noutros projectos
  • Há uma maior consistência na qualidade dos dados
  • A ferramenta de transferência de dados vai permitir carregar dados com menos recursos
  • Os utilizadores têm acesso a versão mais actual dos dados
Anúncios