Visualização de dados com InstantAtlas no Distrito Metropolitano de Tameside

Tameside-Banner_PT

Introdução

O Distrito metropolitano de Tameside  abrange nove cidades situadas entre Manchester e o Peak District. O Distrito dá muita importância à parceria e trabalha em estreita colaboração com organizações locais.

O Distrito faz parte do Tameside Strategic Partnership que junta diversos parceiros, desde o sector público, privado, voluntário e comunitário, para acordar objectivos e prioridades. A parceria inclui a Polícia, serviços de saúde, o Colégio de Tameside e o Greater Manchester Probation Trust. Para que os parceiros entendessem melhor as necessidades locais, foi desenvolvido um Portal de Informação da Parceria.

O Começo do Projecto

Jody Stweart, Directora de Políticas, Performance e Melhoramento Corporativo no Distrito diz que por muitos anos foi produzida uma publicação chamada Qualidade de Vida (Quality of Life) que incluía determinadas estatísticas sobre o Distrito. “O maior desafio era que os dados ainda estivessem actualizados quando publicássemos o relatório,” diz Jody. “Então decidimos produzir uma versão online que permitisse às pessoas fazer comparações sem se remeterem a publicações anteriores.”

O Distrito trabalhou em estreita parceria com InstantAtlas para desenvolver um Sistema de Informação Local chamado Portal de Informação da Parceria (Partnership Information Portal). Os dados foram agrupados de acordo com 6 objectivos estratégicos para a comunidade que são: suporte, prosperidade, educação, atractividade, segurança e saúde. As estatísticas cobrem diversos temas, incluindo dados demográficos, metas educacionais, saúde, emprego e opinião pública. Os OCSI Data Packs também estão incluídos.

De encontro às necessidades

“Lançámos o Portal em 2009, que é de livre acesso,” diz Jody. Este, fornece acesso fácil a estatísticas e indicadores de diferentes níveis geográficos no Distrito e ajuda os utilizadores a saber mais acerca de Tameside, consultando mapas, gráficos e tabelas interactivos.

Há uma funcionalidade no website que permite dar opinião sobre o mesmo e a Jody diz que os residentes têm lá manifestado o seu apoio. Os dados têm sido acedidos desde a Housing Association por uma vasta gama de usuários, desde investigadores, bombeiros, polícia e serviços de saúde. O Portal também tem áreas restritas o que permite aceder a dados que não estão disponíveis ao público em geral.

O Portal está a ser utilizado de várias maneiras, por exemplo, para criar perfis de área para programas que requerem uma análise detalhada de demográficas. É também utilizado para fornecer informações sobre licitações, bem como entrega de serviços e design.

Jody e a sua equipa utilizam o Portal para assegurar uma prestação eficiente de serviços. “Podemos fazer isto muito facilmente para cada bairro sem ter de fazer análises separadas,” diz. “O Portal é usado em conjunto com uma ferramenta personalizada de segmentação de clientes; juntos fornecem informação muito útil.”

Planos para o futuro

Os planos para o futuro incluem a expansão dos perfis dos distritos para permitir a inclusão de mais conjuntos de dados, para que se obtenha uma fonte de informação local mais complexa. A inclusão de perfis do Children’s Centre para fornecer uma visão do que se passa na prestação de serviços sociais e de saúde em cada centro está também nos planos. Haverá também uma secção no portal intitulada ‘Have Your Say’ para encorajar os leitores a darem a sua opinião.

PiP-Portal-Tameside

Benefícios Chave

  • Menos tempo dispendido a responder a questões – o Portal permite aos usuários obter sozinhos.
  • Os dados podem ser vistos em mapas e em tabelas, o que ajuda os usuários a interpretá-los.
  • Ser capaz de alternar entre o tipo de geografia e a data para cada conjunto de dados é uma funcionalidade muito importante.
  • Os perfis permitem aos usuários ter acesso a estatísticas chave muito rapidamente.
  • Os dados podem ser descarregados em folhas Excel e facilmente partilhados com colegas de trabalho.
  • Todos os parceiros estão agora a utilizar os mesmos dados, garantindo que os resultados são iguais.
  • Poupança de tempo: os dados são automaticamente actualizados o que por sua vez actualiza os perfis dos distritos.
Anúncios