Sistema de Informação Local do Município de Richmond upon Thames, em Londres

LBRUT

Contexto

O Município de Richmond upon Thames, no sudoeste de Londres trabalha em parceria com varias organizações, incluindo: Children and Young People’s Trust,  Health and Wellbeing BoardHounslow and Richmond Community Healthcare NHS Trust e a Polícia. Recentemente, decidiu  garantir a todos os parceiros  acesso a uma base central e consistente de informação, para que pudessem ter um conhecimento mais específico das necessidades do Município.

O Começo

Liz Harrison, Administradora de Informação, diz que desenvolver um Sistema de Informação Local está relacionado ao desejo de se tornar um organismo de comisionamento. “Para fazer isso correctamente, você necessita de ter acesso a um grande número de informação,” diz. “Tambem queriamos garantir que os residentes que mostrassem interesse, tivessem aqui um recurso de informação útil.”

Liz foi contratada para liderar esse projecto específico e a sua primeira função foi analisar quais seriam as opções em termos de desenvolvimento e alojamento do sistema. “Dediquei muito tempo revisando outros sistemas e no final decidimos que este, de pronta entrega, seria o melhor.”

O Município abriu concurso e um dos critérios mais importantes foi que a manutenção do site fosse assegurada quando este começasse a funcionar; o Município queria garantir que isto não exigisse muitos recursos.

“Rapidez era também uma questão importante para nós: queríamos um sistema que pudesse ser implementado prontamente,” diz Liz.

InstantAtlas foi o fornecedor escolhido e Liz começou a trabalhar com a equipa de suporte para desenvolver o sistema. Ela sabia desde o início que o objetivo era apresentar os dados sob uma abordagem temática, e assim como dados de parceiros locais, a administração do projecto decidiu utilizar OCSI Data Packs. “Isso permitiu ter dados disponiveis de imediato, o que com sorte, encorajaria os parceiros a fornecer mais.”

Para além dos dados dos censos, foram também incluídos dados dos Serviços Infantis e dados do Primary Care Trust (such as general practice Quality and Outcomes data).

“Quanto à velocidade, conseguimos colocar o DataRich (nome do portal) a funcionar muito rapidamente. Recebemos a aprovação para ir em frente em Abril de 2012 e a aquisição foi feita no início do verão. O portal estava pronto e operacional em Novembro,” diz Liz.”Tivemos uma fase de teste inicial onde convidámos membros da equipa principal a nos dar feedback; eles se mostraram muito entusiasmados com o que tínhamos desenvolvido.”

De encontro às necessidades

DataRich apresenta informação sob um diverso espectro de temas, que incluem:

  • População
  • Economia e desenvolvimento
  • Serviços sociais e de saúde
  • Transporte e Circulação
  • Crime
  • Bem-estar da comunidade
  • Habitação
  • Meio Ambiente

Liz explica que muitos dos esforços foram direccionados para a comunicação do lançamento do novo sistema de informação, especialmente junto dos colaboradores. Apresentações, correspondência e um comunicado de imprensa fizeram parte deste plano. Liz nos disse: “Agora, o nosso objectivo é alargá-lo a uma audiência mais vasta, com seminários para o sector voluntário, destinados a ajudar as organizações a compreender o portal e no que pode ser utilizado.”

No lançamento, Tony Arbour exprimiu o seu apoio: “O portal Data Rich é a mais completa fonte de informação existente sobre Richmond upon Thames e os seus habitantes. É uma excelente e útil fonte de factos e números  que ajudam em relatórios escritos e apresentações, no planeamento informado, na preparação de pedidos de financiamento ou a suportar causas e avaliações. O portal pode também ser utilizado por estudantes, académicos ou empresas que pensam em se relocar no nosso Município e querem mais informação acerca do futuro cliente. As possibilidades são infinitas.”

Datarich

Desenvolvimentos futuros

De acordo com Lis, o Sistema de Informação Local provocou discussão acerca da maneira como a análise do Município irá funcionar no futuro. Os analistas foram essenciais para o desenvolvimento do portal e a Liz espera que eles consigam levar o Sistema de Informação Local bem longe. Há também potencial para uma melhor cooperação entre outros Municípios, uma vez que o número de serviços partilhados continua aumentando.

Benefícios Chave

  • Os funcionários do Município podem direccionar todas as questões individuais a um único repositório de informação
  • Os analistas do concelho estão gastando menos tempo a responder a questões repetitivas e podem gastá-lo ocupando-se de questões mais complexas
  • O Sistema de Informação Local está a encorajar analistas de diferentes departamentos a trabalhar juntos
  • O Sistema de Informação Local está a melhorar a circulação de informação através do concelho e é um recurso valioso no que toca ao  Joint Strategic Needs Assessment
  • O Sistema de Informação conduziu a um renascimento do sistema de SIG, que está a ser utilizado para analisar assuntos mais complexos uma vez identificados por individuais utilizando o sistema
Anúncios