St. Helens Together

Contexto

St. Helens Together é uma Parceira Estratégica Local (en inglês: Local Strategic Partnership – LSP) para o Concelho de St. Helens. A PEL é um órgão voluntario que facilita um fórum onde as necessidades da comunidade local podem ser enaltecidas e os serviços delineados em harmonia com as mesmas. A PEL está actualmente focada em 5 temas chave: crianças e jovens; comunidades e bairros; desenvolvimento económico e empresarial; comunidades mais sãs, e idosos e comunidades mais seguras.

Falámos com Catherine Fletcher, Administradora de Informação, Parcerias e Politicas do Concelho, sobre a informação que as PEL necessitam e como estão a ser endereçadas.

Catherine explica que o Acordo de Área Local foi um catalisador para a partilha de informação entre os parceiros da PEL e o próximo passo para ter uma melhor compreensão das necessidades dos bairros. Os parceiros começaram a olhar para um modo de apresentar dados que pudesse trabalhar em conjunto com os sistemas existentes que já tinham. “O próximo passo era a apresentação geográfica de dados porque chegamos ao ponto em que éramos bons a partilhar informação mas também precisávamos de a compreender,” diz Catherine.

O Começo

A PEL decidiu utilizar InstantAtlas e começou a criar um recurso online interactivo chamado SHARE, que fornecia informação chave acerca de St. Helens. A Catherine nos diz, que a intenção era fornecer informação numa gama alargada de tópicos, usando tabelas, relatórios, gráficos e mapas.

O website foi desenhado para um público de não profissionais e tem uma interface de fácil navegação. Contudo, os usuários tendem a ser profissionais e são, fundamentalmente, funcionários do Concelho e funcionários de outras agências parceiras.

De encontro às necessidades

Um bom exemplo é a maneira como o website está a ser usado como uma plataforma partilhada, no desenvolvimento do Joint Strategic Needs Assessment (JSNA). Algumas das prioridades estabelecidas no programa de gestão de bairros foram determinadas pela apresentação de dados e estatísticas que estão disponíveis no SHARE.

Em adição, St. Helens é um dos sites pioneiros para os Quadros de Saúde e Bem-Estar (em inglês: Health and Wellbeing Boards) e a plataforma está ajudando a desenvolver ligações com o consórcio de Médicos de Família. Contudo, o lancamento público ainda não foi feito.

“Estabelecemos um grupo de partes interessadas para obter reacção e a resposta mais comum foi que o serviço que o SHARE prestava os ajudava para além dos dados. O site é facil de navegar e combinado com a nossa abordagem narrativa, torna-nos um pouco diferentes – somos muito mais focados nas histórias,” diz Catherine.

Desenvolvimentos Futuros

Catherine diz que o SHARE apresenta um sem número de oportunidades para desenvolvimentos futuros, embora neste momento se deparem com problemas orçamentais. “Gostaríamos de continuar nosso projecto, baseados no desempenho, através da construção de um valor extra em torno das despesas. Por exemplo, poderíamos apoiar o nosso departamento financeiro identificando os nossos dados com seus custos unitários. Tendo esta informação em nossa posse significaria sermos capazes de tomar melhores decisões mais rapidamente “, diz Catherine.

“Em última instância, gostaríamos de desenvolver um reservatório central de informações que nos ajudasse com as necessidades de nosso bairro e isso incluiria secções sobre crianças e pobreza – algo que ainda nos falta”

Benefícios Chave

  • St Helens SHARE é uma fonte valiosa de dados;
  • Os usuários não-profissionais e profissionais podem encontrar o que desejam de forma rápida;
  • Propostas de financiamento podem ser produzidas com dados confiáveis e consistentes.
Anúncios