Observatório para a Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Veracruz (OBSAN)

Contexto

A Universidade de Veracruz existe formalmente desde 1944 e é considerada a principal instituição universitária do estado de Veracruz. A Universidade tem campos em 5 regiões universitárias e 28 municípios. Trabalha com muitas organizações nacionais do estado, que desejam melhorar a vida dos habitantes de Veracruz.

A Faculdade de Nutrição de Xalapa, pertencente à Universidade de Veracruz, em conjunto com outras dependências, dirige o Observatório para a Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Veracruz (OBSAN).A missão do Observatório e facultar uma plataforma que proporcione informação referente à Segurança Alimentaria e Nutricional do Estado de Veracruz e contribuiu para a toma de decisões e elaboração de politicas.

O começo

Falámos com Lolki Lopez Galindo da Faculdade de Nutrição de Xalapa. Disse que foi dada à equipa a tarefa de desenvolver um sistema de informação para o OBSAN. “A intenção era reunir os dados que estavam dispersos em departamentos distintos e juntá-los num só lugar, onde estivessem disponíveis a qualquer hora ou lugar, à distância de um computador com acesso a internet, mediante um sotware intuitivo, de fácil utilização e interactivo,” disse.

“Nós soubemos de InstantAtlas no ano de 2008 e pensámos que podia ser uma parte integral do nosso sistema de informação. Um grande volume de dados teve de ser recolhido, mas depois da capitação do software, foi um processo muito rápido, questão de 2 dias.”

De encontro às necessidades

O OBSAN tem agora um sistema de informação que lhes permite tornar a informação disponível a investigadores, dependências governamentais, e público em geral. Lolki explicou-nos: “Os responsáveis políticos estão a utilizar o nosso sistema para planificar e avaliar acções e estratégias para a intervenção em segurança alimentar e nutricional com a finalidade de prevenir os efeitos adversos da crise económica na população.” A visualização de dados permite que as comparações a nível regional sejam fáceis e a reacção dos utilizadores tem apoiado a iniciativa.

Desenvolvimentos Futuros

A Universidade está a trabalhar com o OBSAN para agregar conjuntos de dados ao sistema de informação para assegurar que é o mais detalhado possível. A equipa pensa também em adicionar dados de vários anos a alguns indicadores para que as análises temporais sejam possíveis.

Benefícios Chave

  • Informação relacionada com a alimentação e nutrição está agora disponível num formato fácil de utilizar
  • Investigadores, dependências governamentais, público em geral, pode consultar os dados em qualquer computador com acesso a internet
  • Actualizar os dados requer menos recursos que no passado e pode ser feito muito mais rapidamente
Anúncios