Centros de Controle e Prevenção de Doenças

Contexto

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças é uma agência governamental que foi estabelecida para proteger a saúde e promove a qualidade de vida através da prevenção e controlo de doenças, lesões e incapacidades. Parte do seu trabalho é colher talento e informações que permitam criar ferramentas que as pessoas e comunidades necessitam para proteger a sua saúde.

O Sistema de Dados de Incapacidade e Saúde promove a saúde e o bem-estar entre pessoas com incapacidades. Apresentar dados por estados relativos à saúde de pessoas com incapacidades é uma parte crucial do programa e conduziu ao desenvolvimento do Sistema de Dados de Incapacidade e Saúde. Esta é uma ferramenta para monitorizar a incapacidade a nível estadual desenhada para apoiar parceiros, investigadores e o público em geral na avaliação da saúde e bem-estar das pessoas com incapacidades.

Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças na Divisao de Desenvolvimento Humano e Incapacidade (em inglês: Division of Human Development and Disability – DHDD) no Centro nacional de Defeitos Congénitos e Deficiências de Desenvolvimento (em inglês: National Center on Birth Defects and Developmental Disabilities – NCBDDD). Foi desenvolvido sob a direcção de Brian Armour, Alissa Cyrus, e Michelle Sloan do team de Investigação sobre Deficiência e Epidemiologia da Divisão de Desenvolvimento Humano e Incapacidade.

O começo

O team por detrás da ferramenta explica que a visualização de dados desempenhou um papel muito importante no seu desenvolvimento. “Um dos nossos objectivos era permitir que os utilizadores sacassem informação em questões de saúde para pessoas com incapacidades de um modo fácil de aceder,” diz Brian Armour.

“O CDC tinha uma solução à medida mas nós sentimos que, desenvolvê-la seria muito caro. Ouvimos falar de InstantAtlas e depois de o vermos nos agradou a ideia de podermos fazer as alterações e actualizações facilmente, à medida que o website se desenvolvesse.”

Brian diz que ter os dados prontos a usar levou tempo devido a sua grande quantidade. A Divisão de Desenvolvimento Humano e Incapacidade destaca 3 tipos de dados: deficiências, sofrimento psicológico, e despesas associadas a incapacidades, todos eles compilados ao longo de um período de 5 anos.

O site foi desenvolvido para que os dados possam ser visualizados em mapas interactivos e em tabelas. A informação é apresentada aos utilizadores numa variedade de formatos acessíveis, incluindo: Mapas interactivos e tabelas standard ou de alto contraste que podem ser personalizadas ou baixadas. Os dados também são organizados em categorias mais abrangentes que depois se dividem em resultados de saúde específicos tais como tabagismo, índex de massa corporal e consumo de álcool.

De encontro às necessidades

“A ferramenta foi desenvolvida com os nossos parceiros em mente e isso significa que tinha de ser de utilização intuitiva, personalizável e que os dados tinham de ser fáceis de encontrar,” diz Bryan. “Antecipámos que alguns utilizadores fora destes grupos que fossem utilizadores não experientes de informação estatística. Pusemos muito trabalho em utilizadores chave, particularmente com pessoas com deficiências. Isso nos conduziu a mapas de alto contraste que são mais facilmente vistos por utilizadores com dificuldades visuais. Incluímos também informação fácil de consultar em como usar a ferramenta,” diz Bryan.

“Tivemos boas reacções. Mais especificamente, as pessoas têm-se mostrado satisfeitas com os dados disponíveis. Esta é a primeira vez que eles conseguem aceder a dados estaduais sobre incapacidades, portanto estamos indo ao encontro de uma necessidade que antes não estava satisfeita.”

Para além do feedback positivo, algumas pessoas fizeram sugestões para elementos que podem ser incluídos no projecto. “Utilizar InstantAtlas melhorou nosso posicionamento e agora somos vistos como pioneiros e inovadores por outros programas de saúde. Tivemos alguns deles solicitando demonstrações e pedindo ajuda para desenvolver seus próprios sistemas de dados.”

Desenvolvimentos Futuros

O próximo passo para o team será incluir perfiles que permitirão aos estados ter acesso à saúde de pessoas com incapacidades através de um variado numero de indicadores. Isto é importante para os estados que querem cumprir as metas estabelecidas pelo governo, bem como monitorar o seu desempenho.

Benefícios Chave

  • O Sistema de Dados de Incapacidade e Saúde recolheu dados, os apresentou num formato acessível para que possam ser usados para melhorar a saúde e bem-estar para pessoas vivendo com incapacidades nos Estados unidos da América.
  • Os dados são agora apresentados num formato consistente e estandardizado para permitir comparações precisas entre os diferentes estados.
  • O team tem utilizado a visualização de dados para desenvolver o primeiro sistema estadual de monitorização de incapacidades.
Anúncios