Autoridade Regional de Saúde do Norte da Noruega

Contexto

A Autoridade Regional de Saúde do Norte da Noruega (Helse Nord RHF) é responsável pelos hospitais públicos no norte da Noruega. Foi estabelecida para prestar serviços de saúde à população do norte da Noruega e Svalbard. O seu objectivo é garantir que os pacientes são tratados na hora certa e da maneira mais adequada e, para essa razão, a compreensão dos padrões das necessidades e dos determinantes da saúde a nível local, é fundamental.

Introdução

Nós conversámos com Erik Raidar, gerente de projetos da Autoridade de Saúde Regional.  Ele diz que a Autoridade usa os dados para fornecer uma visão geral da saúde a nível local e que o Atlas de Saúde do Norte da Noruega é um projeto colaborativo entre a Saúde do Norte e os condados Nordland, Troms e Finnmark.

O objetivo do projeto é fortalecer uma base de conhecimentos sobre saúde pública no norte da Noruega para a produção de indicadores do estado da saúde.  Foi concebido para fornecer uma base de evidências para conselheiros de saúde pública, planejadores e unidades de análise de saúde do norte, condados e municípios.  A informação que utiliza vem de fontes diferentes, incluindo do Ministério da Saúde e Cuidados e Serviços do Governo Nacional, e está tudo à disposição do público.

(clique na imagem para explorar o mapa)

Erik diz que se deparou com InstantAtlas on-line, quando procurava uma maneira de apresentar esta inteligência local em um formato visual de fácil acesso.  “Tenho experiência de vários anos em SIG e rapidamente percebemos que InstantAtlas poderia ser o que queríamos, sem a necessidade de grandes investimentos.  Depois de passar por um par de tutoriais comecei a trabalhar para ter os dados prontos, o que demorou cerca de quatro semanas. Usámos cerca de 50 indicadores e por isso foi demorado “, diz ele.

(clique na imagem para explorar o mapa)

Respondendo às necessidades

Existem actualmente duas edições do Atlas: um atlas local e um atlas de áreas hospitalares no norte da Noruega. O atlas local dispõe de muitos mais indicadores do que o atlas de áreas hospitalares e aborda os seguintes tópicos:

• Mortalidade e esperança média de vida
• Patologias
• Dados demográficos
• Estrutura industrial e centralidade
• Serviços de saúde
• População

A comunicação de dados ainda é um recurso relativamente novo e Erik ainda não teve chance de obter um feedback.  No entanto, ele sabe que ele está sendo usado por parceiros da comunidade local de trabalho na prevenção de saúde e que é uma adição útil para pessoas que desejam obter uma visão ampla dos seus determinantes.  Erik está satisfeito com a forma como o site está funcionando e, até agora, as atualizações são trabalho de uma só pessoa.

Desenvolvimentos futuros

Erik espera continuar a desenvolver os relatórios para que seja acessível aos usuários a adição de novos dados, bem como algumas alterações no design.  Ele está continuamente à procura de outras maneiras de utilizar.

Benefícios Chave

  • Manter o site atualizado exige menos esforço do que no passado
  • Tem sido fácil trabalhar com InstantAtlas, com as configurações padrão e a criação de relatórios acessíveis
  • Mais dados estão sendo compartilhados com a comunidade de parceiros
  • Agora, a base de dados está sendo fornecida a conselheiros de saúde pública e planejadores.
Anúncios