Rede de Informação de Somerset

Contexto

A Rede de Informação de Somerset (SINe) procura reunir e utilizar a informação efectivamente para dar suporte à elaboração de políticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Somerset. A Rede faz parte do Observatório do Sudoeste e é coordenada pela Unidade de Informação, sedeada no conselho do Condado de Somerset – um sócio estratégico. O website (http://www.sine.org.uk) é um portal público para a Rede e o Observatório. Actua como um primeiro ponto de acesso para pessoas e organizações à procura de dados, informação e pesquisas sobre Somerset, a um nível geográfico vasto.

Falámos com Mike Smith, administrador de Informação da Unidade. Disse que um dos assuntos identificados anteriormente foi o facto das organizações parceiras terem os seus dados individualmente mas sem coordenação para os reunir e os divulgar em conjunto – isso agora é feito através de um microsite chamado INFORM Somerset. Isso proporciona uma perspectiva de Somerset numa série de temas, incluindo saúde e bem-estar, crime e segurança na comunidade.

O começo

Uma vez contratado o team, começámos a ver como as outras organizações estavam a divulgar os dados e compreendemos muito rapidamente que a visualização de dados era necessária. Depois de analisar a oferta, InstantAtlas foi o software seleccionado como fornecedor preferido e a decisão de ter uma solução que apoiasse o processo foi tomada.

De encontro às necessidades

O website se tornou operativo no primeiro de Abril de 2011 e indicadores de cada tema foram apresentados de um modo fácil de manejar, em mapas e tabelas interactivas, que podiam ser consultadas, impressas e/ou copiadas. Os utilizadores podiam ver cada indicador mudar conforme a área ou, alternativamente, ver um conjunto de indicadores numa área específica (por exemplo, de um perfil).

O projecto avançou e outros conjuntos de dados de organizações parceiras tornaram-se disponíveis. Mike disse que isto ajudou a equipa a apresentar informação mais profunda sobre cada tema. “Dois dos principais projectos envolveram perfis da comunidade, porque uma das perguntas mais populares é : qual o perfil de pessoas que vive nas diferentes partes de Somerset?,” disse.

Não divulgámos extensivamente o INFORM mas temos feito alguns testes com utilizadores e as reacções foram muito positivas. Até agora temos demonstrado isso a alguns agentes do concelho e temos esperança de poder mostrar isso aos membros eleitos também.”

De acordo com Mike, o projecto INFORM tem agora um papel muito importante no Joint Strategic Needs Assessment (JSNA) ao lado do website da Rede, “Já ultrapassámos a necessidade de ter uma grande quantidade de dados apresentados em tabelas,” disse Mike.

Desenvolvimentos Futuros

Mike pensa que os Censos 2011 se adequam à apresentação de dados, como projecto futuro. “ InstantAtlas vai ser uma ferramenta vital para divulgar a informação dos Censos ao público,” disse Mike.

Benefícios Chave

  • O website INFORM oferece uma interface de apresentação de dados muito fácil de utilizar
  • O website INFORM está a ajudar a reduzir a quantidade de trabalho, respondendo a questões directas sobre a área local
  • O projecto ajudou a equipa a pensar sobre os dados sob a perspectiva de um usuário
  • O projecto apresenta uma grande quantidade de dados num formato visual que, de outro modo seriam apresentados em tabelas muito detalhadas.
Anúncios