Unidade de Informação de Saúde de Vitória, Austrália

Contexto

O objectivo nuclear do Departamento de Saúde é conseguir a melhor saúde e bem-estar para todos os que vivem em Vitoria e seu papel abrange planejamento, desenvolvimento de políticas de financiamento e regulação dos prestadores de serviços de saúde.
A Unidade de Informação de Saúde (em Inglês: The Health Intelligence Unit) fornece informações de alta qualidade sobre a saúde e seus determinantes, da população Vitoriana, para melhorar o desenvolvimento de políticas de saúde e planejamento de serviços.  Decisões que afetam a saúde incluem: que o público faca escolhas saudáveis, que os profissionais exerçam no seu melhor julgamento, que os gestores melhorem os processos e os políticos a alocação de recursos.  O Departamento de Saúde acredita que uma melhor informação leva a melhores decisões, que por sua vez, contribuem para uma melhor saúde e bem-estar para Vitorianos.  A actividade principal da Unidade compreende o seguinte: abastecimento e recolha dos dados sobre a saúde, transformação de dados em informação útil e a divulgação da mesma para apoiar o planejamento e tomada de decisão.
A Unidade realiza uma série de actividades, incluindo um Questionário Anual sobre a Saúde da População no Estado de Vitória (em Inglês: Victorian Population Health Survey). O Questionário foi criado em 1998 e recolhe informação de qualidade no Estado, os níveis regionais e locais da área do governo, sobre o estilo de vida, bem-estar e saúde de vitorianos adultos, com idade igual ou superior a 18 anos.  Uma grande quantidade de dados são coletados, analisados e relatados a cada ano. A Unidade decidiu que as informações de uma área específica também podiam ser disseminadas através de um atlas de saúde.  Queriam encontrar uma solução que fosse fácil de usar, tecnicamente sofisticada e de baixo custo.

Introdução

Nós conversámos com Yelena Nunn, Diretor Sênior de Projetos na Unidade, sobre o desenvolvimento do mesmo.  Yelena diz que quando a sua equipe experimentou o software InstantAtlas ficou muito impressionada com o seu potencial.
“Todas as funções que precisávamos estavam disponíveis no pacote básico e fomos capazes de apresentar os nossos dados num Atlas muito rapidamente. Descobrimos que não precisámos de nenhum treinamento formal, porque o software é muito intuitivo”, diz ela. “Começámos a usá-lo para exibir dados sobre a prevalência da obesidade e diabetes em Vitória, por área de governo local. Quando nós mostramos a outros departamentos o que poderíamos fazer com o software, também eles se mostraram muito interessados em explorar o seu potencial para exibir outros tipos de informação. ”

(clique na imagem para explorar o mapa)

Indo de encontro às necessidades

Usando os dados que a Unidade  havia coletado ao longo dos anos, a equipe desenvolveu um Atlas da Saúde no Estado de Vitória. Esta é uma apresentação gráfica das estatísticas de saúde, indicadores, padrões geográficos, e as tendências ao longo do tempo.  O Atlas é público e Yelena diz que a intenção é que qualquer um possa aceder aos dados e trabalhar com eles para extrair a informação que necessitam.  “Ele também oferece uma ferramenta para monitorar o desempenho das intervenções de saúde e apresentar os resultados de pesquisas feitas na área da saúde. Os dados e mapas são relevantes para qualquer pessoa interessada na saúde da comunidade em geral, e em particular para os pesquisadores de saúde, epidemiologistas, gestores de dados e especialistas de SIG “, diz Yelena. Quanto ao feedback, Yelena diz que isso tem sido muito positivo, tanto mais que a Unidade foi convidada a produzir Atlas semelhantes para mais sete regiões de saúde no interior do estado de Vitória.

Desenvolvimentos futuros

A Unidade já produziu Atlas de Saúde individuais para sete regiões dentro de Vitória, com os dados de cada uma das 79 áreas do governo local. O próximo passo, de acordo com a Yelena, é atualizar o Atlas com os dados coletados mais recentemente. “Isso permitirá que os usuários vejam a mudança ao longo do tempo, e é particularmente valiosa para as pessoas do Departamento que não têm ferramentas de GIS e precisam visualizar os padrões geográficos dos dados disponíveis”, diz ela. “Isso significa que será capaz de identificar rapidamente as áreas que precisam de atenção.”

Principais benefícios

  • InstantAtlas ajudou a Unidade a combinar os dados de múltiplas fontes para criar Atlas que podem ser usados para um vista imediata do estado da saúde
  • Comparações entre áreas do governo local são agora possíveis, permitindo aos políticos identificar áreas prioritárias
  • Grandes quantidades de dados podem ser apresentadas de uma forma visualmente estimulante e de fácil acesso
  • Os usuários individuais podem criar relatórios personalizados utilizando dados específicos
  • Os dados agora são compartilhados de forma transparente dentro do Departamento e todos têm acesso aos mesmos dados, estejam trabalhando dentro do governo ou sendo usuários públicos
Anúncios