Trazendo consistência a avaliações oficiais através da visualização da dados online.

Contexto

O Concelho de Cumbria tem utilizado a aplicação InstantAtlas para desenvolver relatórios interactivos online que têm sido usados para sustentar o trabalho ligado a avaliações oficiais. Rebecca Raw é administradora de Informação, Investigação e Propriedade Intelectual dentro da Unidade de Propriedade Intelectual e Desempenho do Concelho. Ela conta que inicialmente tinha sido pedido à equipa para juntar perfis de área que pudessem ser usados pelos administradores do Concelho para melhor compreender o perfil das áreas locais. A informação foi recolhida e apresentada em planilhas Excel. Contudo, tal como Rebecca explica: “concluímos que comunicar planilhas Excel e perder tempo na elaboração das mesmas não era o ideal.”

“Como membros do Grupo do Observatório de Pesquisa e Análise de Cumbria, descobrimos que o PCT de Cumbria estava utilizando InstantAtlas e houve um sentimento partilhado entre os membros do grupo de que devíamos fazer o mesmo.”

O Começo

O Concelho adquiriu o InstantAtlas Desktop e começou a trabalhar para trazer factos e números simultaneamente de maneira a tornar relatórios interactivos disponíveis online. Estes incluíram: dados populacionais; esperança média de vida; taxas de desemprego e dados de orçamento/renda familiar e individual. A ideia era dar aos utilizadores uma noção do que estava acontecendo em cada área e os relatórios se tornaram públicos como os ‘Atlas de Cumbria’. No seguimento do lançamento do ‘Atlas de Cumbria’ foi pedido ao team para desenvolver um conjunto de atlas mais especializados, para apoiar as avaliações legais feitas no âmbito da Avaliação das Necessidades de Pobreza Infantil. Estes relatórios ficaram conhecidos como os ‘Atlas de Pobreza Infantil‘.

“O Atlas de Pobreza Infantil foi apresentado à rede política de Cumbria e devido ao interesse mostrado por muitos dos administradores de vários departamentos, começámos a trabalhar num outro, baseados novamente em trabalhos legais à volta da segurança na comunidade,” diz Rebecca.

“Ao mesmo tempo, também trabalhámos com os Serviços Infantis de Cumbria para produzir o Children’s Centre Footprint Atlas; este examina dados específicos de cada centro e apoia o comissionamento de serviços.” O team também desenvolveu um conjunto de instruções detalhadas sobre como utilizar os atlas.

Indo de encontro às necessidades

“Desenvolvemos um conjunto de instruções detalhadas em como utilizar o atlas e descobrimos que muitas pessoas estavam acedendo ao website que são agora utilizados por administradores das autoridades locais e agências que trabalham em parceria”, diz Rebecca.

“Também recebemos pedidos de informação do público em geral que nos confirma que a informação está sendo utilizada. Por exemplo, nos chamaram recentemente por um párroco que estava usando os dados para encontrar informação que pudesse utilizar para conseguir investimento para o seu bairro.”

Rebecca diz que o feedback tem sido muito positivo e eles têm tentado ser o mais prestáveis possível ao adicionar novos conjuntos de dados quando requerido. “Sabemos que o website tem sido muito utilizado porque tivemos um problema um desses dias e fomos inundados com telefonemas de pessoas que queriam saber o que se passava.”

Contudo, poder ver a ligação entre diferentes tipos de dados que estão relacionados ao mesmo assunto é muito elucidativo. “Por exemplo, agora estamos utilizando a função de Mapa Duplo e podemos ver como o consumo exagerado de álcool tem um impacto directo na saúde e em estatísticas de crime em certas áreas,” diz Rebecca. “Organizações que trabalham em parceria podem ver onde se sobrepõem e onde as razões de trabalharem juntos se reforçam.”

Apresentarem os dados num formato tão fácil de aceder tem beneficiado a Unidade. Em vez de voltarem ao uso de planilhas Excel para identificarem padrões, podem agora vê-los rapidamente o que significa uma ajuda enorme no trabalho de análise diária feito pela Unidade.

Desenvolvimentos Futuros

A unidade está agora trabalhando num projecto chamado Atlas Joint Strategic Needs Assessment (JSNA), e no próximo projecto, que virá dos Serviços Infantis. Será o Children’s Centre Footprint Atlas, que examinará dados relativas a cada centro.

Benefícios Chave

  • Os Atlas reduzem o número de pedidos ad-hoc sobre informação, permitindo ao team se concentrar em análises;
  • Os Atlas levaram a que uma abordagem consistente seja adoptada em avaliações legais;
  • Toda a informação está disponível online e num único sítio;
  • A visualização de dados ajuda os administradores do concelho e planeadores a identificar tendências e dar primazia a áreas mais rapidamente.
Anúncios