InfoTrafford

Contexto

O Concelho de Trafford tem sido um defensor da disponibilização de dados de acesso livre por muitos anos. Em Maio de 2010, o Concelho tomou a decisão de criar uma página no seu website para permitir o acesso livre à inúmera informação que recolhe. Isto inclui: Imposto Municipal, taxas de negócios e resultados eleitorais.
No entanto, a ideia era utilizar os dados de forma mais eficaz para criar um recurso de conhecimento. Com o financiamento da NESTA e o apoio de um grupo de direcção que incluía outras autoridades locais da Grande Manchester, embarcaram juntos numa iniciativa chamada DataGM – uma plataforma que permitiria a partilha de dados na Grande Manchester.
Paralelamente ao seu trabalho com a DataGM, Trafford também queria desenvolver a sua própria iniciativa de disponibilização de dados de acesso livre e abriu concurso para encontrar uma solução que lhe permitisse desenvolver o que imaginaram ser um observatório de dados.

Introdução

InstantAtlas foi bem sucedida e começou a trabalhar com o Concelho de Trafford no desenvolvimento do InfoTrafford utilizando o Servidor de IA. Victoria Moody, Consultora Sénior de Inspecção e Melhoria do Concelho explica que o cerne do projeto era um desejo de tornar a informação disponível ao público para que ele pudesse ver o impacto que as decisões do conselho estavam tendo. Isso passava pela criação de uma interface amigável. Victoria diz: “Nós também queríamos ter certeza que organizações de voluntariado e da comunidade poderiam usar o site para ajudar com pedidos de financiamento – através da demonstração de necessidade.”
Quanto aos dados, InfoTrafford está sendo visto como uma iniciativa de parceria em Trafford, o que significa um número de organizações envolvidas na partilha de dados – da polícia e habitação aos serviços de saúde. InfoTrafford também começou a usar pacotes de dados OCSI para garantir que sejam atuais e confiáveis. Isso também levou  parceiros a pensar sobre os dados que estão partilhando e como eles podem melhorar.

Indo de encontro as necessidades

O site tem estado a funcionar desde Julho de 2011, mas o lançamento ao público (em Janeiro) acaba de ter lugar. “Nós tivemos 25.000 visitas desde Julho por isso, esperamos que uma vez que promovido o site, teremos muitos  mais “, diz Victoria.
O feedback dos usuários iniciais tem sido muito positivo. “As pessoas adoram que é acessível, amigável e atraente”, diz Vitória.
Para além disso, Victoria e sua equipe realizaram um trabalho olhando para os ganhos de eficiência que poderiam ser feitos pela economia de tempo e recursos, mantendo os dados num só lugar. Victoria diz que este valor é de cerca de £850.000 por ano de poupança na Grande Manchester.

Os desenvolvimentos futuros

Vitória refere que um dos seus projetos futuros será sobre a apresentação da análise de séries temporais para que os gerentes no Concelho de Trafford  possam ver o impacto do que estão fazendo. O objectivo final seria que agências diferentes pudessem ver o impacto de cada uma de suas intervenções para promover o aumento de trabalho entre eles. “Uma vez que você possa ver o impacto de uma intervenção, você pode adicionar uma análise de custos para equiparar os gastos dos recursos aos resultados – isso seria uma ferramenta poderosa”, diz Victoria.

Os principais benefícios

  • InfoTrafford, como parte da iniciativa de partilha de dados da Grande Manchester tem contribuído para uma significativa redução de custos
  • Cidadãos em Trafford estão melhor informados e representados – eles podem entender o que acontece em suas áreas locais
  • InfoTrafford criou um quadro de dados de Trafford que garante a delegados e administradores compreender o impacto das suas políticas
Anúncios