CIPFA

Contexto

O Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (CIPFA), é um instituto para profissionais na área financeira do sector público. Tem 14.000 membros a trabalhar nos serviços públicos, agências de auditoria nacional, e outras firmas de contabilidade onde o dinheiro público precisa de ser administrado efectiva e eficientemente.

Chris Greene é chefe dos serviços de informação na CIPFA. Parte da responsabilidade da equipa passa por recolher dados, incluindo informação do governo local, tal como dados dos trabalhadores, figuras do desempenho e dados financeiros. Os dados são analisados para ajudar as autoridades locais a gerir os seus recursos de uma maneira melhor.

A abordagem tradicional tem sido apresentar a informação em publicações de papel, incluindo depois a apresentação em folhas Excel. Contudo, Chris e a sua equipa, estavam procurando algo mais actual que lhes permitisse apresentar dados num formato útil.

O começo

“Tivemos conhecimento, através do marketing da InstantAtlas, de acções de formação, e decidimos enviar alguns colaboradores a essas sessões. Chegámos à conclusão que necessitávamos de uma pacote básico acrescido de melhoramentos feitos à medida,” disse Chris.

Chris nos explica que era necessário fazer o upload de alguns dados para tornar a fusão dos dados recolhidos mais fácil, devido ao volume bastante alto de informação. “Temos à volta de 15 anos de dados para 500 organizações que abrangem 45 tópicos em diferentes áreas – dizer que isso é muito seria o mínimo,” diz.

“Existiam alguns problemas à volta da qualidade dos dados mas o team InstantAtlas esteve sempre disposto a ajudar. Portanto agora temos garantia de qualidade.”

Indo de encontro às necessidades

Os novos relatórios foram lançados em Agosto de 2010. As Autoridades Locais pagam uma subscrição para utilizar o serviço e o feedback dos utilizadores (na maioria administradores do serviço e directores) tem sido retido num questionário de satisfação do cliente. Chris nos conta que o resultado foi muito positivo e justificou por si só a necessidade de ter a informação apresentada num formato visual. Contudo, ele tem consciência que alguns dos dados já não estão actualizados.

Desenvolvimentos Futuros

Há um volume tão grande de dados que pode ser útil aos utilizadores ter um filtro para os tópicos de interesse. Chris espera criar um número de perfis feitos à medida, que irá permitir aos utilizadores escolher tópicos específicos para explorá-los com os indicadores relevantes. Por exemplo, alguém interessado em investir em livrarias locais talvez quererá ir directo para os dados sobre gastos per capita da população em vez de perder tempo navegando por toda a restante informação.

O Chris também gostaria de expandir a quantidade de dados à disposição – actualmente, estão somente disponíveis os recolhidos pela CIPFA. Mas existem outros conjuntos de dados que poderiam enriquecer o conteúdo. “Eu vejo um grande potencial. Nós só necessitamos de tirar o máximo partido deles,” diz. “Muitas organizações não têm recursos para gastar dinheiro a analisar informação e nós podemos fazer isso por eles e, ao mesmo tempo, apresentá-la de uma maneira que seja fácil de entender.”

Benefícios

  • A CIPFA está a ajudar os subscritores a aceder a vastas quantidades de dados num formato fácil de entender;
  • Os dados podem ser carregados de uma maneira muito mais fácil com uma ferramenta de upload feita à medida;
  • A qualidade dos dados é garantida ao longo de todo o processo;
  • As autoridades locais têm acesso a um recurso que pode ser utilizado para assegurar que o dinheiro público é gasto efectivamente.
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