Observatório de dados do East Riding

Contexto

O Observatório da dados do East Riding é um recurso online que fornece acesso fácil a informação sobre a população, economia, a segurança da comunidade, saúde e educação, autoridades locais, parceiros e comunidades, em todo o East Riding, em Yorkshire. O Observatório de dados East Riding é um membro do Grupo de Observatórios de Dados Humber. Este grupo incluiu outros observatórios, tais como: North Lincolnshire Council, North East Lincolnshire e Kingston upon Hull.

Gareth Hughes é um investigador sénior no Observatório. Ele explicou-nos que o fundo Regional Improvement and Efficiencies Partnership (RIEP) foi disponibilizado e que foi pedido aos membros do Grupo de Observatórios de Dados Humber que realçassem áreas para investimento.

Desenvolver o website foi uma prioridade para o Observatório de East Riding. Pretendia-se melhorar o acesso à informação local, e em contrapartida encaixaria no plano regional que determinava que cada membro da região do Grupo de Observatórios de Dados Humber tivesse o seu próprio website. “ O nível sub regional foi visto como o melhor para prosseguir.”, disse Gareth. “Um dos assuntos fulcrais foi a questão da administração. Os serviços prestados pelos Bombeiros e pela Policia são prestados em Humber por isso os dados são melhor apresentados a um nível regional. Também sentimos que queríamos estar em controlo dos nossos próprios dados – permitindo-nos fazer o upload de informação sem ter de pedir autorização a outros organismos.”

O Observatório de East Riding definiu um concurso e o contrato foi concedido à InstantAtlas.

O começo

Com cerca de quinhentos mil (500.000) ficheiros para carregar e tornar o website operativo, não se verificaram incidentes de maior. Os dados vieram de muitas fontes e incluíram: estatísticas nacionais (ONS); informação local; dados sobre incêndios e resgates; polícia; dados económicos; dados acerca da saúde e dados sobre o ambiente.

A informação é disponibilizada por tema, com perfis e relatórios pré-formatados. Os dados são apresentados através do uso de mapas interactivos, gráficos dinâmicos e tabelas, especificadas ao nível LSOA. O sistema também armazena documentos úteis e avaliações estratégicos tais como o Joint Strategic Needs Assessment (JSNA) para East Riding. Adicionalmente, o Observatório de East Riding foi agora actualizado com a edição de Dezembro de 2011 dos packs OCSI.

Apresentar os dados de maneira a que fossem compreendidos por qualquer pessoa, sem conhecimentos específicos, também levou o seu tempo – mas Gareth acredita que o resultado final valeu a pena. “Estamos dispostos a apoiar a agenda local e, para isso, incluímos uma funcionalidade InstantAtlas que permite aos utilizadores colocar o seu código postal,”diz.

Indo de encontro as necessidades

De um ponto de vista empresarial, os principais utilizadores são internos, e porque é possível fazer o upload de dados e restringir a informação a determinados grupos, está a ser utilizado por equipas para transmitir informações.”

“O website não está online há muito tempo, mas o feedback tem sido muito bom e as pessoas que o visitaram estão muito impressionadas. Os LSP partners foram os primeiros a ver o que o website é capaz de fazer,” diz Gareth. “O nosso Clinical Commissioning Group local mostrou-se muito interessado porque isto pode ajudá-los a ganhar concessões em serviços de saúde.”

Desenvolvimentos Futuros

Gareth diz que o Observatório de East Riding espera continuar a aumentar o nível de consciencialização do website e que este vai continuar a ser publicitado. “Vamos também produzir um roteiro para o nosso website e o Grupo de Observatórios de Dados Humber continuará a analisar a orientação que estamos a levar e como podemos potencializar e fazer o melhor uso do que temos,”diz Gareth.

Em termos de dados, O Observatório está a tentar apresentar indicadores de desempenho a um nível mais granular. “Também gostaríamos de incluir mais dados acerca de saúde e política e a única coisa que está nos impedindo são protocolos,” diz Gareth.

Benefícios -Chave

  • Ter uma fonte única de informação garante consistência entre as agências LSP;
  • Informação atual é apresentada de um modo rápido e útil;
  • As restrições no acesso significam que os parceiros se sentem à vontade para fazer o upload dos seus dados, tendo a garantia de que não serão publicados em mais nenhum lado;
  • O website pode agora ser actualizado automaticamente sem a necessidade de intervenção manual.
Anúncios