Serviço à Comunidade do Concelho de Roanoke

Contexto

O Serviço à comunidade do Concelho de Roanoke foi estabelecido em 1960 para assistir ao planeamento de serviços no Vale de Roanoke. A sua visão passa por estabelecer uma comunidade onde as organizações se comprometem a trabalhar em conjunto para aumentar a prosperidade social, garantir um melhor acesso aos recursos, reduzir o desemprego e garantir no potencial humano o impulso para o desenvolvimento económico e bem-estar individual. O Concelho tem três áreas de actividade. A primeira actua como um repositório central para identificar as necessidades da comunidade e desenvolver soluções para ir de encontro às mesmas. A segunda funciona como um ponto de encontro, ou de acesso, ligando individuais na comunidade a programas que melhor se adequam e vão de encontro às suas necessidades e, em terceiro, como uma rampa de lançamento para desenvolver novos programas para ir de encontro às necessidades da comunidade.

Falámos com Dan Meranda, Vice Presidente de planeamento e consultoria no Concelho sobre visualização de dados e como está a ser utilizada para fornecer às organizações da comunidade informação em tempo real sobre a comunidade local. O Dan nos explicou que o Concelho colocou um enorme compromisso em determinar que indicadores poderiam ser utilizados para passar a informação do que vem acontecendo ao longo do tempo. O Concelho trabalhou com Ben Warner, Director delegado do Concelho da comunidade de Jacksonville para construir uma lista de indicadores apropriados. “ Levamos um ano para produzir o nosso primeiro relatório utilizando estes indicadores e na altura todos ficaram maravilhados pelas 150 páginas de gráficos”, conta Dan. Contudo, ele é franco sobre a utilidade que essas cópias tiveram. “Muitas delas terminaram em estantes”, diz. Contudo, o fundador do United Way do Concelho – um fundo comunitário criado em 1924- ficou muito satisfeito com o resultado final. “No final, estávamos a juntar todos os nossos dados numa folha de Excel e a utilizar pivot tables para extrair a informação que queríamos para cada indicador. Concluímos que necessitávamos de oferecer acesso de um modo que os utilizadores pudessem criar o seu próprio perfil da região utilizando um formato online”.

O começo do projecto

Ao ver como a comunidade do Concelho de Jacksonville estava utilizando InstantAtlas, Dan e a sua equipa começaram a olhar para maneiras em que fosse possível utilizar a apresentação de dados. “O nosso maior receio era que o sistema interactivo online fosse difícil de utilizar”, disse Dan. Ele também nos disse que os vídeos tutoriais foram uma grande ajuda para aprender o básico e Ben Jackson também deu assistência, mas foi o team de suporte da InstantAtlas que fez a diferença. “Eles foram fantásticos”, disse Dan. “InstantAtlas é muito robusto e não quebra. Penso não existir uma ferramenta tão barata e efectiva. “Os dados nas folhas de Excel foram reconfigurados para que pudessem ser ligados ao InstantAtlas e o Concelho começou a produzir o seu primeiro reporte online numa questão de dias.”

Indo de encontro às necessidades 

O Concelho está agora utilizando InstantAtlas para produzir dados semanalmente para que não sejam necessários mais relatórios em papel. Há uma gama muito ampla de utilizadores incluindo: United Way of Roanoke Valley, Roanoke Valley Planning Commission, City of Roanoke Planning Division e a Arts and Cultural Division.

Desde que o website foi inaugurado em Setembro de 2011 verificou-se um aumento de 300% no número de visitas. Dan disse: “O que InstantAtlas está fazendo por nós é aumentar o número de razões pelas quais as pessoas visitam o nosso website. Está nos ajudando a nos posicionar como ‘a’ fonte de informação e dados sobre comunidade local. Também significa que podemos promover o trabalho que estamos fazendo com outras agências e prestadores  de serviços.”

“Tivemos numerosos comentários de apoio e feedback positivo do quadro de directores da United Way. Também conseguimos segurar outros contratos. Um dos maiores empregadores da área é o Hospital e nós estamos agora sinalizando indicadores de saúde.”

Desenvolvimentos futuros

Dan diz que um dos desenvolvimentos futuros será providenciar dados onde os serviços locais estejam a ser prestados. Isto pode ser usado em conjunto com dados já existentes para conferir se os serviços se ajustam as necessidades da comunidade.

O Concelho também espera desenvolvimentos da parte do seu contrato com a empresa Statewide e que providencia o serviço 211. Este é um serviço que dá informação e que tem uma base de dados muito extensa de todos os serviços locais. Esta é uma fonte riquíssima de dados e o Concelho poderia desenvolver uma interface com a plataforma que já existe.

Benefícios Chave

  • A apresentação de dados está a ajudar o Concelho a ser visto como uma organização empreendedora e que trabalha de acordo com a sua visão.
  • O Concelho está a dar às pessoas acesso a dados em tempo real o que significa evitar ir ao Gabinete dos Censos.
  • A plataforma da comunidade do Concelho oferece uma ‘loja’ para qualquer pessoa procurando informação mais detalhada sobre a comunidade local
  • O Concelho desenvolveu uma plataforma que é muito mais do que uma base de dados; oferece informação detalhada sobre a comunidade local.
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