Instituto de Pesquisa para Políticas Públicas

Contexto

IPPR, Institute for Public Policy Research (em português, Instituto de Pesquisa para Políticas Públicas) é o líder em pesquisa  no Reino Unido, realizando investigações rigorosas  para contribuir com ideias inovativas para políticas. O IPPR publica mais de 50 relatórios por ano e usa o seu website como um repositório para pensamentos progressistas.

Um dos seus projectos mais recentes foi apoiado pelo City Bridge Trust – uma caridade que suporta actividades que beneficiam a área metropolitana de Londres. O projecto culminou num relatório chamado Older Londoners (Idosos de Londres) que sublinhou a necessidade urgente de abordar o isolamento entre a população idosa na sociedade. Concluiu também que, nos próximos 20 anos, o número de pessoas em Londres com mais de 65 anos irá aumentar 33% e com mais de 90 anos, 95 %.

O investigador sénior Kayte Lawton, disse: “Foi um projecto que olhou para o envelhecimento e todos os outros problemas com que as pessoas com mais de 80 anos se deparam. Isto é um grupo de pessoas que são frequentemente classificados como maiores de 65, mas nós pretendíamos diferenciar as necessidades específicas deste grupo. Eles têm com frequência maiores necessidades a nível social e de saúde.

Kayte diz que o projecto foi motivado em larga escala pelo desejo de encontrar informação sobre este grupo etário e também pela necessidade de desenvolver serviços disponíveis para este grupo em Londres. “Muitas vezes, pensamos em Londres como um sítio onde só pessoas jovens vivem e os serviços tendem a ser direccionados para eles. Queríamos que responsáveis pela elaboração de políticas fossem alertados quanto às necessidades deste grupo etário”, disse.

Depois de extraírem informação de um número de fontes, o IPPR queria tornar os dados disponíveis a uma grande variedade de utilizadores, incluindo instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos a trabalhar em Londres.

Pôr o projecto a funcionar

“Queríamos dar às pessoas acesso a informação que pudessem usar nos governos locais, avaliando o modo como os serviços estavam sendo prestados em relação as necessidades”.

“Sentimos que a aplicação InstantAtlas nos podia ajudar”, disse Kayte. “Queríamos utilizar a apresentação de dados para ajudar a reunir diferentes tipos de informação. Ao combinar conjuntos de dados, ficámos aptos para fornecer acesso a especificidades relativas a diversas áreas”. Apresentando a visão num formato de fácil interpretação e acesso foi também uma das razões pelas quais escolhemos InstantAtlas. “Compreendemos que haveriam usuários não especializados que gostariam de ter acesso a esta informação”.

Indo de Encontro às Necessidades

O IPPR está actualmente a construir o seu site, que dará aos seus utilizadores acesso a informações demográficas (incluindo idade e esperança média de vida), juntamente com os serviços que estão a ser disponibilizados aos idosos. Isto vai incluir prestação de cuidados e satisfação do consumidor. Este website também prestará informações acerca de rendimentos e benefícios.

Kayte nos disse: “Esta é a primeira vez que o IPPR faz algo parecido, mas nós acreditamos que vai ser muito poderoso porque vai juntar dados de diversas dimensões. Vamos garantir que isto é um recurso de onde as pessoas possam tirar a informação que desejam”.

“Sabemos de antemão que o nosso perfil vai ser colocado num patamar acima dos círculos de Westminster e Whitehall, onde a maioria dos nossos contributos podem ser encontrados neste momento”.

Desenvolvimentos Futuros

Kayte diz-nos que os desenvolvimentos futuros vão depender de como o recurso online é utilizado, mas acrescenta que pode evoluir para uma nova área de actividade do IPPR. Tendo investido no software, o IPPR está agora empenhado em utilizar InstantAtlas em oportunidades futuras, para fazer com o resultado das suas pesquisas seja acessível a uma audiência mais vasta, que suporta as suas recomendações de políticas.

Benefícios -Chave

  • Instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos vão ter acesso a uma fonte riquíssima de informação sobre pessoas com mais de 80 anos;
  • A informação estará disponível num formato fácil de utilizar que não requer conhecimentos especiais;
  •  O IPPR está a acrescentar uma nova dimensão aos seus relatórios tradicionais e à sua actividade base de pesquisa;
  • O IPPR está a utilizar a apresentação de dados para reforçar as suas recomendações ao governo, no que toca à elaboração de políticas para a população acima dos 80.
Anúncios