Parceria de Poole

Contexto

A Parceria de Poole  é uma parceria local estratégica para a localidade de Poole. Envolve a comunidade, voluntários e grupos religiosos, trabalhando em conjunto com empresas e o sector público. O seu objectivo é conquistar melhorias a longo prazo na qualidade de vida dos habitantes de Poole.

Falámos com Sara Ireland, Investigadora Sénior, acerca do projecto. “O projecto começou a partir de dados que tínhamos colectado de trabalhos com crianças e jovens ao longo de vários anos. Percebemos que estávamos a lidar com uma grande quantidade de informação e que só seriamos capazes de trabalhar um número limitado de dados. Por isso mesmo, quisemos encontrar uma maneira de passá-la ao domínio público num formato simples”, nos disse.

O começo do projecto

Sara começou a pesquisar uma ferramenta adequada de apresentação de dados e se deparou com InstantAtlas.  Os dados foram carregados e isso incluiu a informação proveniente do Every Child Matters e que reúne 40 indicadores compilados anualmente.

Os dados foram então apresentados como uma Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis (em Inglês: The Children Service’s Information Tool (CSIT)). A Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis publica informação sobre o bem-estar infantil e juvenil, em termos de saúde, segurança, conquistas, comportamento e estabilidade económica, e mostra como estes, combinados, podem  aumentar a probabilidade de baixos rendimentos.

O mapa  da Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis tem informação para a localidade de Poole, em cada um dos indicadores da Análise das Necessidades Infantis e Juvenis, juntamente com dados do Índice de Privação 2007, Bem-Estar Infantil 2009 e Apoio Infantil em várias áreas :Lower Layer Super Output Area (LSOA*)  e Children’s Centre Area and Locality Area.

* LSOA é uma hierarquia geográfica, desenhada para melhorar o reporte de pequenas áreas estatísticas em Inglaterra e Gales. 

(clique na imagem para explorar o mapa)

Indo de Encontro às Necessidades

Sara nos explicou que a Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis está sendo utilizada de uma perspectiva estratégica por delegados tomando decisões sobre prioridades. Pode ser, por exemplo, ser utilizada para compreender quais os problemas em comunidades desfavorecidas.

“Está também a ser utilizado por administradores do Centro Infantil, para identificar prioridades e problemas chave na sua área local. Uma vez que a maioria da informação vai para o LSOA lhe dá uma boa perspectiva do que está a acontecer ao nível da comunidade”, diz Sara.

Sara diz que a equipa está a trabalhar para aumentar a consciência da Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis e apresentações têm sido feitas a voluntários e outros grupos. “ Tem relevância para um vasto leque de utilizadores, do campo da saúde, educação e serviços sociais. O feedback tem sido muito positivo, até agora”, diz.

Desenvolvimentos Futuros

A Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis cobre actualmente comunidades na área de Poole e Sara nos explicou que a sua intenção  é estender a cobertura para abranger Bournemouth- isso significaria duplicar o trabalho feito com os dados de Poole. Isto já foi acordado.

“Estamos constantemente tentando descobrir maneiras de desenvolver a a Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis. Isso pode significar desenvolver templates que permitem ao utilizador ligar diferentes conjuntos de dados para que possam começar a explorar vínculos entre as variáveis”.

Beneficios Chave

  • A Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis está ajudando a Parceria de Poole a publicar uma vasta quantidade de dados a um grande número de pessoas;
  • O website está a ajudar a responder a pedidos de informações ad hoc ;
  • A equipa tem mais tempo para ajudar os utilizadores e ajudá-los a responder a questões;
  • Os dados são apresentados num formato  facilmente entendido por não especialistas;
  • A Ferramenta de Informação para os Servidos Infantis pode ser utilizada para informar a Junta Estratégica de Avaliação de Carências.

Tambem lhe pode interessar…

O Observatório de Saúde Infantil e Materna (em Inglês: Child and Maternal Health Observatory- ChiMat) é um Observatório de Saúde Pública que fornece uma gama muito ampla de dados oficiais, evidências e práticas relacionadas com a saúde infantil, juvenil e materna… Continuar a ler

Anúncios