NewhamInfo


Contexto

NewhamInfo foi o nome dado ao centro de informação do bairro londrino de Newham. A ideia começou com um centro de dados e estatísticas e um website, que ficou online em 2003. Contudo, a visão era desenvolver um observatório e criar um recurso, onde os utilizadores pudessem encontrar dados de diferentes fontes, abrangendo uma grande variedade de questões, para apoiar a definição de políticas baseadas em evidências em todo o sector público no bairro.

O Começo

Stephen  Croney  é Gestor do Serviço de Políticas de Informação, Melhoria e Desempenho -Políticas,  Parcerias e Comunicações, no bairro londrino de Newham. Ele  juntou-se ao conselho em 2009, como responsável  pelos sistemas GIS do bairro e por transformar o armazenamento de dados existentes num observatório, que se concentrou  em tornar a informação mais fácil de aceder e utilizar,  in  ‘Telling the Newham Story’. “A ideia era ter um website que podesse ser usado por qualquer pessoa para melhorar a tomada de decisões, dar suporte a parcerias de trabalho e melhor preparar o bairro,  seus parceiros e partes interessadas, para o futuro”, disse.

Foi pedido a dois colaboradores que recolhessem e analisassem conjuntos de dados de organizações parceiras. Isto incluiu, entre outros, saúde, habitação e dados demográficos. Yousaf Hassan, funcionário dos Sistemas de Informação, fazia parte desta equipa e diz, que ao procurar algumas soluções de apresentação de dados, acharam InstantAtlas e decidiram que o Servidor InstantAtlas era o mais apropriado. Também decidiram utilizar OSCI Data Packs juntamente com conjuntos de dados populares tais como ONS  e  GLA’s Population Projections.

Indo de encontro às necessidades

De acordo com Yousaf, o website tem aproximadamente 500 visitas por mês e as taxas de abandono baixaram imenso. “Tornámos a página principal mais interessante e pudemos observar que as pessoas se mantinham no website, uma vez lá”, diz Yousaf. Também acredita que o site está desenhado para ser de fácil acesso. “ O facto de termos introduzido os  OSCI Data Packs  significa que podemos ordenar os dados por temas, o que nos ajuda a atingir o nosso objectivo, que é dar às pessoas acesso à informação o mais rápido e facilmente possível”.

Na página principal, os usuários são direccionados para os Perfis InstantAtlas uma vez decidido qual o tema que lhes interessa. Novos itens foram também criados para que os usuários se possam manter informados sobre as novidades do website.

Stephen disse que o website começou a cumprir as expectativas e a complexidade dos recursos cresce de mês para mês. “Temos sido capazes de utilizar a secção dos recursos da aplicação InstantAtlas para carregar tabelas para que os utilizadores possam criar os seus próprios grupos de idades”, disse.  Adicionalmente, o site agora tem duas áreas dedicadas ao Joint Strategic Needs Assessment (JSNA) a ao Local Needs Assessment. O link da JSNA  leva-os a uma secção que está dividida em parágrafos relevantes.

“Ainda recebemos pedidos ad hoc para obtenção de dados, mas a maioria deles direccionamos para o website NewhamInfo”, diz Stephen.

Desenvolvimentos Futuros

Uma vez que a maior parte dos dados provém dos pacotes de dados OCSI, Stephen diz que agora podem focar os seus esforços na informação que é mantida nas organizações e seus parceiros. “Significa que podemos perguntar às pessoas que tipos de informação gostariam de ver. Criar um lugar onde os usuários dos orgãos de autoridade possam aceder facilmente aos dados do conselho e apresentá-los de um modo simples de usar e compreender.

“Fizemos isso com uns censos escolares. Esta data estava organizada por idade, género, linguagem e data, permitindo-nos fazer análises de series de tempo que, para além de serem muito ricas, são também um óptimo exemplo de onde fomos capazes de chegar para dar  às pessoas os dados que querem”, diz Stephen.

O Stephen também pretende integrar o sistema existente. Isto inclui o CRM do conselho e o sistema ArcGIS.

“O que também gostaria de fazer é melhorar os links existentes no website  NewhamInfo ligados a outras páginas  do Conselho.  Isso começa a acontecer, através de links em páginas de membros, que os direccionam directamente para esses”.

“Nós temos uma funcionalidade no site do conselho chamada ‘O Meu Bairro’, que inclui uma página de resumo de propriedade, informação sobre recolha de lixo, escolas e assim por diante.  Gostaríamos de também incluir  aqui os nossos dados demográficos”.

Stephen diz que InstantAtlas tem sido uma ferramenta útil no desenvolvimento da NewhamInfo e o fato de terem adquirido o serviço de apoio anual, compensou. “O apoio é muito útil e  gostamos especialmente da possibilidade de poder ter apoio em relação às características da aplicação e receber comentários que nos ajudam a desenvolver o projecto”.

Benefícios Chave

  • Uma grande quantidade de dados pode agora ser consultada, por um vasto número de usuários, num formato fácil de compreender;
  • O número de pedidos  por dados ad hoc  tem diminuído, permitindo à equipa desenvolver a sua oferta;
  • Um bom suporte tem permitido à equipa desenvolver um website complexo, que foi de encontro às expectativas de todos;
  • O site é popular entre os usuários e está a atingir pessoas que necessitam da informação para melhorar a toma de decisões.
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