Diabetes UK – informar, comunicar e divulgar

Ao utilizar InstantAtlas, a Diabetes UK apresenta informação online, tal como prestação e performance de serviços regionais e nacionais (Informação extraída de questionários). A facilidade com que os utilizadores podem analisar as estatísticas e o poder atractivo dos gráficos está ajudando esta organização a fornecer um suporte melhorado para pessoas com diabetes e a fazer campanha para o melhoramento de serviços de suporte local com o objectivo de cumprir metas nacionais.

Diabetes UK é a maior organização do Reino Unido a trabalhar no apoio a pessoas com diabetes, na angariação de fundos, na divulgação e ajuda a doentes que vivem na condição de diabéticos. Estima-se que existam 2.35 milhões de pessoas com diabetes em Inglaterra. Um número que se prevê aumentar para 2.5 milhões em 2010 – 9% dos quais directamente relacionados com o aumento da obesidade.

A missão desta organização de beneficência é “melhorar a vida das pessoas com diabetes e trabalhar para um futuro sem a doença”. Duas das áreas centrais para apoiar esta missão: elaborar campanhas e prestar informações.

Monitorizar localidades

Se não fosse o esforço da Diabetes UK, a informação sobre a diabetes estaria muito dispersa e difícil de localizar. Na prossecução da sua missão, a organização tem como objectivo fornecer uma fonte central de informação na prestação de serviços e direitos. O seu público alvo são pessoas com diabetes, profissionais de saúde, Organizações de Atenção Básica  (PCO), a sua rede de campanha e trabalhadores da organização.

A Diabetes UK compara informação a nível de cuidados primários de uma variedade de fontes em relação às metas do Departamento de Saúde  (DOH)  do Nacional Service Framework. Esta campanha oferece informação essencial para a organização que lhe permite fazer pressão por melhorias nacionais e regionais onde se observa que a prestação de serviços fica  abaixo da meta e onde as desigualdades no acesso aos serviços são identificados.

O estado da Nação

Ate há pouco tempo, a organização fornecia esta informação impressa num relatório anual ou noutros documentos estáticos. Reconheceu porém que os usuários seriam melhor servidos se a informação fosse disponibilizada de uma forma mais oportuna.  Também se sentiu que podia ser fornecido um melhor serviço, permitindo-lhes ter acesso às informações directamente e personalizar as buscas para ir de encontro aos seus próprios interesses;  um processo que também reduziria a demanda de suporte, que sobrecarregava activistas e funcionários.  Resolver essas necessidades iria acelerar o progresso da organização em cumprir a sua missão.

“Porque queríamos tornar a informação e as análises mais acessíveis, decidimos investigar como tornar tudo disponível online, um portal único que contivesse toda a informação sobre a diabetes”, diz Charlotte Gosden, analista de informação na Diabetes UK. “Também queríamos um modo claro de apresentar informação estatística. Queríamos mostrar tendências e comparações, como gráficos, para revelar informação escondida nas estatísticas e evidenciar fracos desempenhos”.

O Banco de Dados (Infobank) no InstantAtlas

Depois de avaliarem diversos pacotes de software e serviços , em Janeiro de 2007 a Diabetes UK lançou o Banco de Dados (InfoBank) utilizando InstantAtlas, uma ferramenta de software da Geowise, permitindo aos seus utilizadores agrupar dados de várias fontes e criar e publicar perfis de área on-line ,  painéis espaciais, tabelas personalizadas, mapas e gráficos.

“O InstantAtlas nos permite agrupar dados de várias fontes e em formatos diferentes e, em seguida, apresentá-los por localidade, em um único formato”, disse Gosden. “Os usuários podem visualizar  informações actualizadas  sobre prestação de serviços e ver o nível de cumprimento do seu serviço local. Agora é mais fácil do que quando nós produzíamos relatórios impressos”.

Estatísticas sobre prestação de serviços são apresentadas através de gráficos atraentes que permitem destacar diferenças de desempenho local, regional e nacional, e facilitar a observação de comparações com as metas do National Framework Service.

Comunicações poderosas

Usando relatórios InstantAtlas interactivos,  a Diabetes UK pode demonstrar fácil e claramente que algumas regiões são melhores do que outras na prestação de um serviço, como o rastreio  ou a educação.  No futuro,  também vai destacar se, em certas localidades, as pessoas de certos grupos etários específicos, etnia ou género estão em falta nos registos.

“O visual poderoso de InstantAtlas nos permitem comunicar claramente as questões com todos os nossos públicos”, disse Gosden. “Podemos analisar a prestação de serviços local versus metas e transformar muito facilmente estes dados em gráficos  para tornar a nossa luta assertiva e mais eficaz.  Pessoas com diabetes também podem ver o desempenho da sua localidade”.

Dados sobre a prevalência esperada podem ser comparados com as taxas de diagnóstico real. “Onde o diagnóstico é significativamente abaixo das expectativas, podemos reforçar a campanha para aumentar a triagem  em uma região”, disse Gosden.

Como parte de sua campanha,  a Diabetes UK também defende o uso do Banco de Dados (Infobank) para comissários de cuidados de saúde para que eles possam ver as provas por si mesmos. “Via InstantAtlas, o Banco de Dados (Infobank)  mostra o nível das organizações de cuidados primários  comparando-os com metas, ajudando-os a planejar e prestar serviços futuros”, disse Gosden.

Cliente feliz

Com os dados online, o volume de trabalho no team da Charlotte foi reduzido significativamente, uma vez que os usuários são encaminhados directamente para o Banco de Dados.  Os usuários também receberam bem a ideia de serem capazes de executar análises online de maneira fácil e intuitiva .

InstantAtlas tem feito a diferença na Diabetes UK?   Os funcionários da organização estão certos que sim. “InstantAtlas é uma ferramenta de comunicação que tem verdadeiramente vindo a apoiar-nos em nossa missão de melhorar a vida das pessoas com diabetes”, concluiu Gosden. “Nossa administração, comunicação de imprensa e equipes de campanha acham que InstantAtlas é uma ferramenta fantástica!”

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InstantAtlas e a  Federação Internacional de Diabetes

(clique na imagem para ver os números da Diabetes no Brasil)

A aplicação InstantAtlas foi utilizada pela Federação Internacional de Diabetes para criar a 5 edição do Atlas de Diabetes. O mapa interactivo online apresenta uma visão mundial, permitindo aos utilizadores fazer a comparação dos números da doença seleccionando diferentes países. Os usuários também podem escolher entre um número de diferentes conjuntos de dados:  despesas médias por pessoa relacionadas com a diabetes, número de mortes atribuíveis à doença, etc.

O atlas é baseado em novos dados, que indicam que o número de pessoas que vivem com diabetes deverá aumentar de 366 milhões em 2011-552.000.000 em 2030, a menos que medidas urgentes sejam tomadas.

IDF diz que isso equivale a aproximadamente três novos casos a cada dez segundos. Em algumas das regiões mais pobres do mundo como a África,  onde as doenças infecciosas têm sido, tradicionalmente,  o foco dos sistemas de cuidados de saúde, os casos de diabetes devem aumentar em 90 por cento em 2030.  Pelo menos 78 por cento das pessoas na África não são diagnosticados e não sabem que estão vivendo com diabetes.

A divulgação destes números e do mapa interactivo on-line são lançados na sequência da  reunião de Setembro de 193 Chefes de Estado e de Governo no encontro de Altos dirigentes da ONU em Nova Iorque para chegar a acordo sobre uma declaração política sobre Doenças Não-Transmissíveis (DNT), incluindo diabetes.

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