Autoridade da Informação de Justiça Criminal do Ilinóis, EUA

Contexto

A Unidade de Investigação e Análise da Autoridade da Informação de Justiça Criminal do Ilinóis, EUA oferece uma gama ampla  de materiais e recursos muito úteis para profissionais do sistema de justiça, planeadores, investigadores, estudantes e o público em geral. Esta unidade também serve como Centro de Análises Estatísticas para o Estado do Ilinóis. O centro está agregado a e é apoiado pela Associação de Investigação e Estatística na Justiça, uma organização nacional, sem fins lucrativos, que promove a colaboração e a troca de informação entre o Centro de Análises Estatísticas do Estado do Ilinóis e actua como um contacto entre agências de estado e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América.

Mark Powers é um investigador analista na Unidade, que recolhe informação proveniente de mais de 15 agências, cada uma delas fornecendo conjuntos de dados diferentes. “Actualmente, mantemos uma base de dados de justiça criminal e factores de risco recolhidos por agências de estado”, disse. Como resultado, a unidade se encarrega de uma enorme quantidade de informação. No passado, dependiam unicamente de mapas estatísticos e relatórios produzidos por um Sistema de Informação Geográfico interno.

Contudo, para cumprir a sua responsabilidade de fornecer informação útil, concluiu que deveriam providenciar dados num formato elucidativo, interessante e fácil de consultar. “Estávamos à procura de uma aplicação interactiva e, depois de conhecer InstantAtlas, solicitámos ao team da Geowise uma demonstração pela internet”.

O começo do projecto

“Concluímos que a aplicação InstantAtlas nos podia fornecer o que queríamos e decidimos avançar”, conta. A ferramenta de análise de mapa único é uma das três maneiras disponíveis que os usuários têm para aceder aos dados. Estes podem também explorar e comparar os condados do Estado de Ilinóis em qualquer indicador sobre o crime ou a justiça.

Muita informação recolhida pela Unidade é a um nível de condado[i] e a visualização de dados cobre uma vasta panóplia de categorias. Mark explica que os usuários são o público em geral, organizações à procura de financiamento e funcionários do governo. Até agora, o feedback tem sido excelente. O facto de a aplicação encontrar erros nos dados antes da publicação dos mesmos foi uma característica do software que a Unidade concluiu ser de extrema utilidade. “Não tínhamos a intenção de que isso fosse utilizado para revisar os dados mas essa característica pode dizer a você se os dados estão sendo duplicados. Por algumas vezes, detectamos algo, mesmo antes da publicação”.

(Clique na imagem para explorar o mapa)

Desenvolvimentos Futuros

Desenvolvimentos Futuros

Mark explica que a Unidade espera acrescentar muito conteúdo à informação uma vez que a apresentação de dados no seu website, só cobre actualmente metade do que têm disponível. “Também estamos tentando ir buscar informação a um nível mais vasto; os usuários nos disseram que desejam consultá-los de uma perspectiva mais geral depois prosseguir para as especificidades”.

(Clique na imagem para explorar o mapa)

Benefícios -Chave

  • Utilizar InstantAtlas ajuda a Unidade a apresentar os últimos dados sem que tenha de manter uma livraria estática de documentos PDF.
  • A apresentação de dados ajudou a unidade a detectar anomalias nos dados antes se serem publicados.
  • Os analistas da Unidade podem passar mais tempo recolhendo novos dados e mais específicos.
  • A Unidade pode agora manter todos os seus dados num só sítio. Isso ajuda à integração e relevância dos relatórios.

[i] Cada um dos Estados nos Estados Unidos está subdividido administrativamente, em territórios chamados condados – com exceção do Alasca, onde tais divisões são chamadas de distritos (boroughs), e da Louisiana, onde são chamadas de paróquias (parishes)

Anúncios