Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Montana, EUA

Contexto

Ao longo de 26 anos, o Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco (em inglês: US Behavioral Risk Factor Surveillance System – BRFSS) tem vindo a recolher informação de adultos sobre uma diversidade de comportamentos que afectam a saúde pública. Este Sistema une esforços com os departamentos de saúde do Estado e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Neste momento é a primeira fonte estadual de informação em comportamentos de risco entre a população adulta.

O foco principal destes inquéritos tem sido os comportamentos que estão directamente ligados a causas de morte específicas (ataques cardíacos, cancro, enfarte do miocárdio, diabetes) e outros problemas de saúde.

A informação do Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco é utilizada para determinar prioridades em problemas de saúde e desenvolver planos estratégicos; monitorizar a efectividade das medidas de intervenção; examinar o cumprimento dos objectivos dos programas de prevenção e suportar as políticas de saúde públicas apropriadas. É também utilizada para educação cívica, para a saúde da comunidade, políticas de prevenção de doenças e promoção da saúde pública.

Legisladores, investigadores, organizações profissionais e organizações estabelecidas em comunidades, todos necessitam de compreender o que os dados transmitem. InstantAtlas, uma ferramenta de apresentação de dados, é actualmente utilizada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Montana para produzir relatórios on-line fáceis de interpretar.

O começo

Montana é o quarto maior estado dos Estados Unidos da América, com uma área de 380 831,06 km², mas com uma população de menos de 1 milhão de habitantes- tem em média 2,39 hab/km². Falámos com a Dra. Joanne Oreskovich, Directora e Epidemiologista do Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco do Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Montana. Ela explicou-nos que a densidade populacional representa alguns riscos no que toca a mapear os dados do Sistema. Contudo, é possível criar uma amostra alargada de algumas áreas geográficas e considerar a informação do inquérito a um nível regional, em vez de o fazer em relação às prevalências estimadas a nível estatal.

Joanne diz-nos que o projecto de mapeamento começou com os dados de 2008, altura em que Heather Zimmerman, MPH e Epidemiologista do Sistema constatou que a aplicação era muito fácil de executar e de produzir resultados e que pessoas sem treino em Sistemas de Informação Geográficos também a conseguiam manipular e utilizar.

(clique na imagem para ver o relatório)

Perfil de Saúde - Nível Regional

Indo de encontro às necessidades

A informação do Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco está agora disponível num formato muito fácil de utilizar o que é muito interessante para utilizadores não especializados. O team do Sistema no Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Montana criou várias telas nas quais os metadados podem ser carregados muito rapidamente. Isso significa que outros conjuntos de dados podem agora ser incluídos nos relatórios e que a ferramenta InstantAtlas, para além de flexível é robusta o suficiente para acomodar mais informação que será adicionada futuramente.

Para além da função de Mapeamento

O programa também contribui para produzir relatórios de dados para a Avaliação da Saúde da Comunidade, um recurso necessário para os departamentos de Saúde Pública Local e Estatal que necessitam de acreditação voluntária. Este processo de acreditação que está a ter lugar no sistema de Saúde Pública dos Estados unidos visa estabelecer parâmetros de desempenho, avaliar e desenvolver planos para melhoramento da saúde, e planeamento estratégico de outras actividades para o progresso da qualidade nos sistemas de saúde pública. O team do Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco acredita que a utilização de ferramentas de apresentação como InstantAtlas, vão ser úteis no que toca a interpretar dados e utilizá-los imediatamente em comunidades locais de Montana que procuram acreditação. Sistemas de alta performance ajudarão comunidades através do Estado a atingir as suas aspirações em termos de prevenção de doenças e promoção da Saúde. Recursos, como o Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco, e ferramentas, como a InstantAtlas, vão apoiar Estados Americanos a construir evidências sólidas baseadas em práticas de saúde pública.

(clique na imagem para ver o relatório)

Perfil de Saúde - Nível Metropolitano

Benefícios Chave

  • Os dados  são apresentados de um modo fácil de aceder e interpretar;
  • O tempo poupado tem permitido ao team produzir mais relatórios;
  • Uma audiência mais vasta de utilizadores não especialistas consegue agora aceder à informação e interpretar os dados dos Inquéritos;
  • As ferramentas de apresentação de dados estão a ajudar o Sistema de Vigilância de Factores de Comportamentos de Risco a cumprir os seus objectivos.
Anúncios