Instituto da Nutrição da América Central e Panamá (INCAP)

Sobre o Instituto da Nutrição da América Central e Panamá

O Instituto da Nutrição da América Central e Panamá foi fundado em 1949. Tem como missão, apoiar os Ministros de Saúde da América Central e  República Dominicana nas áreas da segurança alimentar e nutrição e, em último recurso, ajudar a melhorar as condições nutricionais de cada população local através de intervenções baseadas em evidências.

A sede do Instituto da Nutrição da América Central e Panamá está situada na cidade da Guatemala; não obstante, tem escritórios em cada estado membro: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Atlas Regional da América Central e República Dominicana

Falámos com German Rafael Gonzalez Diaz, que trabalha na Unidade de Planeamento, Monitorização e Avaliação do INCAP. German explicou que, disponibilizar informação de saúde e nutrição é uma parte importante do trabalho da sua equipa. Apesar da função principal do INCA não ser a produção de “dados em bruto”, apoia instituições e grupos na recolha  fiável dos mesmos. Na maioria dos casos, a equipa do INCAP recolhe informação oficial de cada país relativa a causas e consequências de má nutrição, assim como outras variáveis que possam ser utilizadas para análise da efectividade de programas de nutrição. Isto significa monitorizar um grande número de indicadores, que podem ser facilmente exibidos para uso de um sem número de utilizadores.

Atlas de Alimentos e Nutrição da Guatemala

German tentou  fazer isto de várias maneiras antes de se deparar com a aplicação InstantAtlas. Pôde confirmar que, InstantAtlas poderia ajudar a mostrar informação, como indicies de obesidade, subnutrição, pobreza, cobertura de serviços, desigualdades socioeconómicas, etc, em cada pais da América Central, num formato fácil de utilizar e compreender.

Passos Iniciais

Preparar os relatórios não foi difícil, segundo German. “Achei o InstantAtlas muito fácil de utilizar e não tivemos necessidade de passar por muitos processos para ter os indicadores e a informação disponíveis. Você pode ter tudo pronto em poucos passos” – diz. “O nosso maior problema foi a recolha de dados ao nível da comunidade, porque não estavam disponíveis para alguns indicadores”.

Indo de encontro ao objectivos

Os relatórios estão a ser utilizados por oficiais de ministros da Saúde na América Central que necessitam de informação, para os ajudar a tomar decisões acerca do melhoramento de iniciativas na área da saúde pública nos seus países. German disse, que acharam os relatórios muito úteis e que  têm utilizado a sua informação para direccionar os seus programas. “Dá aos Ministros da Saúde a capacidade de participar nos problemas da saúde ou nutrição”, diz German. “O facto de a nossa informação estar imediatamente disponível online a qualquer altura é certo, quando temos discussões acerca da nossa política. Oficiais de diferentes países agradecem ter disponível informação do seu país para análises internas, assim como para fazer comparações entre estados membros, que é crucial numa região que está a tentar integrar-se e coordenar politicas”.

Atlas de Alimentos e Nutrição da Nicarágua

Desenvolvimentos Futuros

German acredita que os relatórios têm sido um sucesso para o INCAP e que os ministros da Saúde estão receptivos a alargar o uso do InstantAtlas. Eles querem ver mais relatórios com diferentes indicadores. German diz que a opção de mapa duplo é algo que ele quer explorar, assim como adicionar outros indicadores.

“Uma função interessante e útil na análise geográfica  é a que permite a correlação de indicadores, por exemplo, uma análise geográfica da pobreza explicando a ocorrência de malnutrição crónica ou, a que nos mostra a ausência de correlação entre o estado nutricional da população municipal e a distribuição do orçamento alocado a melhorias sociais na mesma zona. Prevemos que a opção de análise de desempenho será útil para monitorizar o progresso dos nossos indicadores através do tempo”.

Atlas de Alimentos e Nutrição de El Salvador

Benefícios Chave

  • InstantAtlas  é fácil de utilizar e os resultados têm permitido ao INCAP apresentar informação de um modo relevante
  • Ministros da Saúde estão a utilizar a informação para assegurar que os programas de intervenção estão a ser direccionados da melhor maneira
  • O INCAP está a ir de encontro aos seus objectivos ao apoiar os Ministros da Saúde
Anúncios