Conselho de Coordenação Social e de Saúde do Condado de Pinellas, Flórida, EUA


Sobre o Condado de Pinellas

O Condado de Pinellas situa-se na Costa Este da Flórida, numa Península com uma área de 1 574 km²,entre  o Golfo do México e a Baía de Tampa.

O Conselho de Coordenação Social e de Saúde do Condado de Pinellas  trabalha com financiadores  e fornecedores em toda a comunidade para desenvolver um sistema de servicos sociais que possam fornecer uma assistência de qualidade excelente baseada no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Este Conselho desenvolveu um sistema de informação na comunidade (http://pinellasindicators.org) que fornece acesso imediato a dados estatísticos e também a visualização de dados  dinâmica. O website é patrocinado pelo Condado de Pinellas  e o Juvenille Welfare Board: the children’s Service Councill of Pinellas County.

Joe Baldwin é o Investigador/Gestor  Sénior do Conselho. Nós falámos com ele para descobrir como o website está contribuindo para ajudar a atingir as metas estabelecidas pelo grupo de trabalho e como tudo começou. O Joe nos explicou que o passo inicial foi buscar investidores no serviço de saúde e nos serviços sociais e fazê-los trabalhar em conjunto, em prol de um objectivo comum e específico.  Um dos princípios estabelecidos desde cedo foi que o sistema teria de ir ao encontro das necessidades de três grupos de pessoas:  residentes, responsáveis por tomadas de decisão e líderes chave na comunidade.

Como tudo começou

Os habitantes queriam mais informação sobre a qualidade de vida no Condado de Pinellas e queriam também descobrir se os esforços das agências estavam surtindo efeitos concretos.

Os responsáveis governamentais queriam informações sobre os seus eleitores e dados sobre a quais pudessem tomar e basear decisões.

Os líderes da comunidade queriam monitorizar indicadores que fossem importantes para as suas organizações.

Joe já conhecia a aplicação Instant Atlas mas descobriu mais acerca da versão Server numa conferência em Washington sobre “Indicadores da Comunidade”.

Ele concluiu que essa versão era a mais indicada para as necessidades da empresa. “Comparativamente a outras iniciativas que mostram e reunem  indicadores sobre a comunidade, somos um team pequeno”.

Desenvolvendo o projeto

“Nos deparámos com alguns desafios no que toca a instalação do sistema, mas o suporte que tivemos do team da GeoWise foi fantástico. Uma vez instalada  a aplicação e determinados os indicadores o nosso team entendeu o quanto foi ganho em eficiência.”

Tal como nos explica Joe, “Os Serviços de Coordenação Social e de Saúde para o Condado de Pinellas  foi criado através de um acordo inter local entre financiadores  e apoia os esforços de inúmeras agências sociais e de saúde para que,  trabalhando em conjunto, possam promover mudanças positivas na comunidade. Isto significa que uma apresentação de dados como essa tem de ter a colaboração de todos. Nós temos um team responsável por garantir a qualidade da informação  e que trabalha para evitar que dados e esforços sejam duplicados”.

Este website  esta ajudando o estado e todos os grupos de investidores a acompanhar e avaliar as iniciativas, estabelecendo prioridades como a obesidade. A maioria dos indicadores utilizados são também úteis na comparação inter-estados norte-americanos.

Em contrapartida, o website  está ajudando a organização a ir de encontro aos objectivos chave do Estado. Eles são: que todos os indíviduos sejam saudáveis, mental e fisicamente; que todos os indíviduos tenham acesso à educação; tenham recursos económicos para sustentar os custos de habitação e que  vivam numa sociedade segura e próspera.

Desenvolvimentos Futuros

Joe diz ainda que o team está trabalhando para identificar mais indicadores, um processo que é interativo. “Queremos criar mais indicadores e identificar aqueles que nos vão providenciar informação adicional. Nesse aspeto estamos no meio de uma jornada. Queremos que o website e os indicadores atuem como uma sinalização para a comunidade. Se a comunidade decidir querer gastar aproximadamente $4 milhoes na prevenção da obesidade então nos cabe a nós determinar quão efetiva a intervenção tem sido”.

“Provavelmente cada ano estaremos focados numa nova área. Não creio que tenhamos atingido ainda os benefícios desse novo website”.

Benefícios-chave

  • O website actua agora como um repositório central de dados que têm sido utilizados para medir o impato de determinadas intervenções.
  • O team criou uma ferramenta fácil de utilizar para ir de encontro às necessidades de cada um dos grupos de interessados.
  • É permitido aos  utilizadores manipular os dados e produzir relatórios que vão de encontro às suas necessidades.
  • Apesar de pequeno, o team do Serviços de Coordenação Social e de Saúde do Condado de Pinellas é capaz de maximizar a sua eficiência através do uso de um website central e tirando partido das economias de escala.
Transcrição integral do vídeo “InstantAtlas City Stories”

Bem-vindos à rubrica “InstanAtlas City Stories”.

Hoje vamos seguir a cidade de Nottingham, no Reino Unido.

Vamos ver como a aplicação InstantAtlas (IA) permite expôr padrões e tendências estatísticas a partir de indicadores existentes para uma cidade.

Se quiserem ver outros exemplos, podem também seguir as cidades de Bremen, na Alemanha, e Londres, no Reino Unido.

Se pretenderem analisar com mais calma o relatório dinâmico de que vos vou falar dentro de momentos, sigam o endereço http://www.instantatlas.com e pairem com o ponteiro sobre o menú “Reports”. Aí escolham “Dynamic Reports” e depois “Area Profile”. Na nova página encontrarão, no topo, exemplos respeitantes aos E.U.A. e, mais abaixo, respeitantes ao Reino Unido. O exemplo de que vos vou falar encontra-se aqui à esquerda, para a configuração “spine chart” (modelo “tabela c/ barras”). Muitos dos relatórios dinâmicos apresentados encontram-se em tons de azul apenas porque esse é o valor por defeito. Mas existem várias alternativas com a aplicação IA e vou agora escolher o esquema “light”. Vou ainda maximizar as dimensões do relatório dinâmico.

Aqui o temos, já filtrado por forma a termos a cidade de Nottingham como área de estudo. Os polígonos visíveis representam um tipo de divisão administrativa conhecida no Reino Unido como “ward”. “Wards” são elementos geográficos que facilitam a compreensão e análise dos indicadores estatísticos disponíveis no Reino Unido. Obviamente, outros elementos podem ser utilizados: tudo depende do local e dos indicadores estatísticos que se pretenda estudar. Ainda assim, este é um bom exemplo pois aborda aspectos que podem ser analisados independentemente do nível geográfico.Refiro-me aqui a estatísticas respeitantes a factores sócio-económicos, sobre os quais orgãos de decisão têm que agir.Aqui tento demonstrar comoinformação relevante pode ser comunicada de forma eficiente a qualquer tipo de audiência.

Uma das razões pelas quais InstantAtlas é uma ferramenta poderosa é o facto de admitir indicadores estatísticos provenientes de todo o tipo de fontes – diversas organizações, departamentos, estudos, sondagens, etc. – permitindo em simultâneo a padronização de toda esta informação e a sua subsequente disponibilização através de reltórios dinâmicos. Estes reltórios interactivos podem depois ser incorporados em páginas web (quer Internet, quer rede interna).As pessoas podem então ver, analisar e concluir. É deveras vantajoso fazer convergir diferentes organizações com diferentes dados estatísticos recolhidos para as mesmas áreas geográficas e disponibilizar toda essa informação sob a forma de um mapa dinâmico, interactivo, que pode ser acedido por qualquer pessoa que resida nessas áreas.Isto permitir-lhes-á compreender melhor o que se passa na sua região e, portanto, tentar influenciar a tomada de decisão no sentido de melhorar a situação existente.

Neste exemplo temos dados simples recolhidos durante o censo demográfico de 2001. No ecrã temos para a área de Sherwood (uma das zonas da cidade de Nottingham), em 2001, o valor da percentagem de indivíduos de nacionalidade britânica e de raça caucasiana: 82.28%. A diferença percentual relativamente ao total para a cidade é de -13.37%. Vou agora escolher outro indicador estatístico, completamente diferente: percentagem da população à procura de apoio financeiro do Estado por auferir um salário baixo (“Income Support Claimants”).Se carregar na entrada respectiva na tabela, vejo que o valor para a área de Sherwood, em 2008, foi de 7.21%. Se pairar com o ponteiro sobre Sherwood, tanto no mapa como no gráfico de barras (à esquerda), posso também ver o valor deste indicador. Enquanto que a tabela à direita contém entradas para todos os indicadores e os valores e barras mudam consoante o elemento geográfico escolhido, o mapa, gráfico de barras e gráfico circular mudam consoante o indicador escolhido.

Querendo agora comparar Sherwood a outra zona da cidade de Nottingham, posso pressionar “CTRL” no meu teclado e escolher a área de Bilborough no mapa.

A tabela com barras carrega automaticamente a informação para esta nova área utilizando uma cor azulada.Para além do mapa, as duas zonas encontram-se também destacadas no gráfico de barras e posso assim compará-las mais facilmente.Isto permite-me observar de imediato uma diferença significativa entreas duas áreas – tão próximas uma da outra geograficamente – em termos da percentagem da população procurando este subsídio.

Na realidade, pretendo aqui demonstrar que a aplicação InstantAtlas consegue gerir qualquer tipo de indicador estatístico que se pretenda. No exemplo visto lidámos com indicadores demográficos e sócio-económicos mas poderíamos igualmente ter lidado, por exemplo, com indicadores relativos à área da saúde pública ou à área ambiental. De notar, mais uma vez, que os níveis geográficos admissíveis são inúmeros (não apenas “wards” no Reino Unido). Os elementos geográficos nem sequer têm que ser necessariamente polígonos: podem, por exemplo, ser pontos. Vou aqui mudar o meu nível geográfico para pontos correspondentes aos centróides dos polígonos anterirormente vistos. A diferença sendo que pontos necessitam de coordenadas X e Y e podem representar entidades mais específicas como hospitais, escolas, tribunais, estabelecimentos prisionais, etc. Podemos ver aqui as mesmas divisões administrativas para a cidade de Nottingham – nada mudou – só que agora representadas por pontos. A dimensão destes reflecte o valor do indicador estatístico em estudo – ainda a percentagem da população à procura de apoio financeiro do Estado por auferir um salário baixo (“Income Support Claimants”). Se entretanto seleccionar o ponto representativo da área de Aspley, podemos ver a informação a ser recarregada na tabela.

Espero que esta apresentação tenha sido do vosso agrado e que vos tenha dado uma ideia de como implementar IA de maneira a monitorizar os indicadores estatísticos disponíveis para a vossa cidade. Mais uma vez, no nosso sítio podem encontrar outros exemplos: cliquem aqui em “Solutions”; depois, “Community Info” e, em seguida, na secção “Customer Spotlight”, ao fundo – “InstantAtlas City Stories”.

Anúncios