Departamento dos Serviços de Saúde do Arizona, EUA

Sobre o Departamento dos Serviços de Saúde do Arizona

O Departamento dos Serviços de Saúde do Arizona promove e protege a saúde das crianças e adultos do Estado do Arizona. Tem como missão estabelecer os standards sanitários tanto de indivíduos como da comunidade através da assistência directa, ciência, medidas públicas e liderança.

Como tudo começou

O departamento leva a cabo programas nas seguintes áreas: saúde do comportamento, prevenção e controle de doenças, saúde pública, saúde ambiental, saúde materna e infantil, planos de emergência e regulamentação de centros de acolhimento para crianças e centros de apoio e assistência, lares de idosos, hospitais, outros serviços de saúde e serviços de emergência.

No que toca a colectar e disseminar informação, a densidade populacional tem um papel fundamental em permitir que o departamento possa destacar constantes significativas nas áreas dos programas e cumprir a sua função em termos de criação de perfis na comunidade. Por exemplo, 60% cento da população vive num condado o que significa que os outros condados têm baixa densidade populacional – isto representa um desafio considerável para qualquer organização que quer disponibilizar análises detalhadas sobre um condado(1) mais pequeno.

Isto transformou-se num problema quando se pretendeu vigiar os índices de casos de câncer. Os dados acumulados por estado não eram suficientes para os analisar à escala nacional, limitando-os ao próprio condado.

Falámos com Wesley Korteum, o coordenador de Sistemas de Informação Geográficos do Departamento de Serviços de Saúde do Arizona para saber como é que o departamento disponibiliza os seu dados.

Ele explica que a visualização gráfica da informação comunitária é um aspecto importante do seu trabalho. Superou esta dificuldade mediante a criação da “Community Health Analysis Areas (CHAA)” (Área de Análise da Saúde Comunitária). Existem 126 CHAAs no Arizona. Cada uma é uma unidade geográfica que permite apresentar dados numa escala inferior à do próprio condado.

Cada CHAA é criado a partir dos  “Census Block Groups” americanos. Estes “Block Groups” são áreas geográficas do estado relativamente pequenas. Um CHAA típico tem aproximadamente 21.500 residentes. Mas no Arizona, devido ao padrão de desenvolvimento disperso, este número pode variar entre 5.000 a 190.000.

Desenvolvendo o projecto

“Nós temos um team que viveu aqui a maior parte de suas vidas e reconhece os melhores meios para agregar Block Groups para criar CHAAs que estão alinhados com parâmetros sociais e políticos. Cada CHAA é criado com diferentes Block Groups e nós tentamos manter as áreas o mais geograficamente similares possível” diz Wesley.

O primeiro projecto visava mostrar dados sobre o câncer. O team sentiu que mostrando essa informação de uma maneira clara e concreta poria fim aos pedidos ad hoc de análises especificas que recebiam. Começaram por pesquisar por apresentações de dados dinâmicas com soluções que pudessem ser partilhadas com não profissionais de GSI (Sistemas de Informação Geográfica), como investigadores e o publico em geral. Tendo decidido utilizar InstantAtlas, os dados acerca do câncer foram codificados geograficamente e os relatórios dinâmicos foram criados. Wesley acredita que apresentando os dados desta maneira reforçou a sua importância e mudou a natureza do trabalho do team.

Indo de encontro aos Objectivos

Os relatórios sobre o câncer ainda agora foram publicados e o Wesley já está maravilhado com o seu potencial, especialmente porque pode conduzir a outros desenvolvimentos na criação de perfis de área. Ele e seu team já começaram a fazer mudanças para garantir que isso atrai um publico muito abrangente. Os que quiserem saber mais sobre o tema do câncer na sua comunidade podem, utilizando os relatórios, comparar a sua CHHA com outros CHAAs.

Desenvolvimentos Futuros

Wesley diz que outras organizações parceiras ja notaram os benefícios. Well Woman é uma organização que tenciona utilizar a informação para garantir fundos que lhe permitam trabalhar com determinados tipos de câncer. Outros programas de outros departamentos também demonstraram interesse no modo como os dados foram apresentados, mostrando vontade de adoptar o mesmo sistema. Por exemplo a Health Systems Development está interessada em apresentar dados sobre a aposentadoria precoce por motivos de saúde em determinadas áreas. O team BRFSS também se mostrou entusiasmado em usar a mesma abordagem.

No que diz respeito a desenvolvimentos em relação aos índices de câncer o team está à espera de olhar especificamente para áreas urbanas e rurais para depois poder começar a filtrar por alguns outros factores/indicadores como a privação económica.

Benefícios chave

  • Os relatórios dinâmicos atraem um abrangente número de utilizadores e têm ajudado a ir de encontro aos pedidos feitos por clientes ad hoc;
  • Organizações e grupos da comunidade têm acesso aos relatórios para solicitar subvenções;
  • O departamento assegura o cumpre os requerimentos das subvenções no que respeita a apresentação de índices de câncer;
  • Uma vez visto como os dados acerca do índice de câncer podem ser apresentadas de um modo estimulante e dinâmico, outros programas poderão ser tentados a utilizar a mesma abordagem.

 

(1) Os Estados Unidos da América estão subdivididos em 50 Estados, territórios e um distrito federal, bem como diversos outras divisões administrativas, a nível estadual, como condados e cidades.

Anúncios